Topo

ANÁLISE

Som do silêncio: como novo Range Rover e outros carros trazem paz a ouvidos

Custando mais de R$ 1,2 mi, novo Range Rover traz tecnologia de cancelamento de ruído que se popularizou nos fones de ouvido - Divulgação
Custando mais de R$ 1,2 mi, novo Range Rover traz tecnologia de cancelamento de ruído que se popularizou nos fones de ouvido Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/09/2022 08h00

Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (14). Quer receber esse e outros boletins no seu email? Inscreva-se agora. Assinantes UOL ainda podem receber 10 newsletters exclusivas.

********

Fones de ouvido com cancelamento de ruído estão se tornando cada vez mais populares e, com isso, mais baratos.

A tecnologia é capaz de anular boa parte dos barulhos externos e garantir um isolamento extra àqueles que os usam. Embora ainda não tenha se expandido entre os automóveis, o recurso já é comum em algumas marcas de luxo, como são os casos da Cadillac e Lexus.

Como tais fabricantes não vendem seus modelos oficialmente no Brasil, tivemos que esperar mais um pouco para vermos mais carros com esse recurso no nosso mercado. E um dos mais recentes é o novo Range Rover.

O SUV de altíssimo luxo conta com alto-falantes capazes de reduzir o barulho desagradável de rodagem. Imagina só o quanto de ruído fazem os pneus extra largos. São justamente eles os maiores alvos do sistema de anulação de ruídos. Passar por um buraco se torna menos audível e, segundo a Land Rover, o mecanismo permite também aumentar a segurança, pois deixa o motorista menos cansado e, consequentemente, aumenta o grau de alerta e diminui o tempo de resposta do condutor em viagens.

De acordo com a marca britânica, sensores são empregados em cada uma das rodas para emitir uma contra frequência capaz de reduzir ao extremo o ruído de rodagem. Após detectá-los, os auto-falantes reproduzem a frequência contrária e anulam a maior parte dos ruídos. O SUV conta com alto-falantes embutidos nos bancos para incrementar a eficiência do instrumento. Há uma curiosidade: com em outros carros, a tecnologia funciona até com o som desligado. É exatamente o mesmo princípio dos fones.

"A função de cancelamento de ruído ativo da Land Rover está atrelada ao sistema de som Meridian Signature. Funciona da seguinte maneira: estão instalados microfones de altíssima precisão nas caixas de rodas do veículo, que captam os sons externos produzidos durante a rodagem (principalmente pelo contato dos pneus com o asfalto) e o sistema "inverte" o sinal captado para dentro do veículo através de 13 alto falantes localizados no interior do carro, inclusive nos encostos de cabeça", explica Tiago Yoshitake, Gerente de Produto da Land Rover.

Você pode até se empolgar com o som de um motor esportivo ou do vento passando pela carroceria, afinal, quem não gosta da sensação de velocidade que esses elementos oferecem? Mas nem todos os ruídos automotivos são tão agradáveis quanto, às vezes mesmo esses sons se tornam desagradáveis.

Claro que ainda é algo restrito aos modelos premium, mas, como outras tecnologias, os anuladores devem se popularizar entre os automóveis mais "acessíveis" ao longo dos anos.

Embora seja um sedã luxuoso para os padrões brasileiros, o Honda Accord foi um bom exemplo do uso do aparelho entre os carros mais populares do mercado norte-americano. Pena que ele deixou de ser importado para o Brasil.

Nem sempre é necessário anular todos os ruídos, uma vez que alguns deles são agradáveis aos ouvidos. O diabo está nas pequenas coisas que não farão falta. Isso não quer dizer que todos os sons desagradáveis são completamente anuláveis, o princípio é diminuir a maioria deles ou torná-los menos audíveis.

A maioria dos consumidores está habituada a recursos de insonorização há muitas décadas na indústria, entre eles está o isolamento com mantas acústicas eficientes. Isso está ficando cada vez mais sofisticado e, com isso, passou a incluir saídas como pneus mais silenciosos. É algo que talvez já equipe o carro que está na sua garagem, mas que se tornou ainda mais tecnológico no caso dos elétricos. Como os modelos do tipo não emitem ruídos de motor, é necessário que os sons de rodagem e de acabamento sejam melhor cuidados, e entra aí o papel dos pneus ultra silenciosos.

O mecanismo está em outro SUV de luxo vendido no Brasil, o ultra tecnológico BMW iX, cujos pneus são produzidos especialmente para ele pela Pirelli. O conjunto de pneus tem em seu interior material capaz de absorver os sons de rodagem que seriam transmitidos para dentro do carro. Parece que o som está chegando. O som do silêncio.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

****

UOL Carros recomenda

Rainha Elizabeth 2ª dirigiu carros por décadas, mas nunca teve habilitação. Leia mais

Gasolina barata? Por que Brasil é um dos países com maior queda nos preços. Leia mais

Bombou nas redes

Como tragédia frustrou planos de brasileiro que dirigiu Fiat Uno até os EUA. Leia mais

Veja 5 carros com motores 'inquebráveis' que são pesadelos dos mecânicos. Leia mais