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Picape elétrica do Corolla: brasileiro vira sensação ao transformar Toyotas

Picape elétrica baseada em Corollas de modelos 2000 a 2013 nasceu para atender demanda de empresários locais - Arquivo pessoal
Picape elétrica baseada em Corollas de modelos 2000 a 2013 nasceu para atender demanda de empresários locais Imagem: Arquivo pessoal

Ed Rodrigues

Colaboração para o UOL, do Recife (PE)

16/09/2022 04h00Atualizada em 16/09/2022 17h26

Um brasileiro que mora no Canadá virou sensação ao transformar exemplares antigos do Toyota Corolla em picapes elétricas.

Fundador e proprietário da Upcycle Green Technology, localizada na região de Stratford, o engenheiro mecânico Natal Antonini, de 54 anos, explica que está concluindo a fase de protótipos.

Segundo ele, o utilitário a baterias vai custar 35 mil dólares canadenses (R$ 138,6 mil na conversão direta), já incluindo o carro "doador", quando começar a ser produzido em maior escala, dentro de aproximadamente um ano.

Em entrevista a UOL Carros, o gaúcho de Porto Alegre (RS) conta que deixou o Brasil em 2016, rumo à cidade do leste canadense, já interessado em iniciar um empreendimento.

"Em Stratford, percebi que muitos empresários estavam interessados em eletrificar a respectiva frota de picapes. São empreendedores ligados a questões ambientais, que têm fazendas geradoras de energia eólica e solar. A pedido, fiz um estudo de viabilidade econômica e busquei informações técnicas sobre como eu poderia fazer a conversão", diz o engenheiro.

Natal Antonini se mudou para o Canadá com a mulher, Magali Freiberger, e os dois iniciaram o projeto - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Natal Antonini se mudou para o Canadá com a mulher, Magali Freiberger, e os dois iniciaram o projeto
Imagem: Arquivo pessoal

Ele logo percebeu que seria necessário adaptar um veículo acessível e bom de vendas como o Corolla, considerado compacto na América do Norte. Antonini salienta que a transformação de picapes de grande porte, as preferidas dos canadenses, tornaria o custo muito alto.

Para eletrificar uma caminhonete grande, seria necessário cobrar cerca de 80 mil dólares canadenses (R$ 317 mil), destaca o brasileiro.

"Peguei o Corolla como base, transformando-o em uma pequena picape elétrica, Esse tamanho pequeno exige muito menos baterias e todos os componentes são mais baratos. Então, a gente consegue fazer um produto com uma qualidade boa a um preço razoável", explicou.

Como Corolla vira picape a baterias

Antonini trabalhando na transformação do sedã da Toyoya, que no Canadá é compacto de baixo custo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Antonini trabalhando na transformação do sedã da Toyoya, que no Canadá é compacto de baixo custo
Imagem: Arquivo pessoal

O processo de conversão, esclarece Natal, envolve o corte do teto na altura da coluna central e a remoção de toda a parte traseira do sedã, posteriormente convertida em caçamba. Hoje, ela é de aço, mas os planos são de utilizar fibra de vidro, em nome da redução de peso e da eficiência energética.

"Depois tiramos o motor a combustão e o substituímos por outro, elétrico. Essa parte é bastante trabalhosa. Tem muita tecnologia para sincronizar. Nosso objetivo é fazer um carro de trabalho, um carro para frotas".

Motor elétrico e periférios no cofre do antigo motor a combustão; picape custará 35 mil dólares canadenses - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Motor elétrico e periférios no cofre do antigo motor a combustão; picape custará 35 mil dólares canadenses
Imagem: Arquivo pessoal

Antonini fez inicialmente dois protótipos e os colocou os em testes até definir a configuração atual. Os veículos têm autonomia de 150 km com as baterias totalmente carregadas ou 5,73 km rodados para cada kWh. Hoje, os veículos são emprestados a potenciais clientes, para que contribuam com sugestões sobre possíveis melhorias.

"Queremos que eles ajudem a definir o produto final. A terceira fase deverá começar mais para o fim de 2023. O plano é de produzir cem veículos por ano".

Vale destacar que a conversão é específica para Corollas de modelos 2009 a 2013.

Alma de inventor

Protótipo ainda traz caçamba de aço; planos são de construir traseira com fibra de vidro para reduzir peso - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Protótipo ainda traz caçamba de aço; planos são de construir traseira com fibra de vidro para reduzir peso
Imagem: Arquivo pessoal

Antes de chegar ao Canadá, Natal Antonini teve oficinas mecânicas no Brasil. Ele é engenheiro mecânico com mestrado na área de motores de combustão e trabalhou durante 20 anos como engenheiro no Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre), projetando estações de bombeamento e outras estruturas relacionados ao saneamento.

"Apesar de toda a experiência prévia com engenharia, a conversão de carros convencionais para modelos elétricos era novidade para mim. Tive de estudar bastante e fazer alguns cursos. Falei com muita gente, foi um aprendizado bem grande", conta.

Escolha pelo Corolla é para tornar picape elétrica mais acessível; autonomia é de cerca de 150 km - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Escolha pelo Corolla é para tornar picape elétrica mais acessível; autonomia é de cerca de 150 km
Imagem: Arquivo pessoal

"O motor elétrico é sensacional, não é? Um motor que está com 95% de eficiência e que tem torque máximo a partir da primeira rotação. Nossos carros, por exemplo, a gente usa só a terceira marcha".

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