Topo

Mercedes-Benz apresenta caminhão elétrico que roda 500 km sem recarregar

eActros LongHaul pode passar dos 800 cv de potência - Vitor Matsubara/UOL
eActros LongHaul pode passar dos 800 cv de potência Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de Hannover (Alemanha)*

18/09/2022 17h39Atualizada em 19/09/2022 09h29

Resumo da notícia

  • eActros LongHaul tem autonomia declarada de 500 km
  • Caminhão tem dois motores elétricos e potência que passa de 800 cv
  • Versão elétrica do Actros deve ser lançada comercialmente em 2024

A Mercedes-Benz revelou neste domingo (18) as novidades que estarão no Salão de Veículos Comerciais de Hannover.

A principal delas é o eActros, a versão elétrica do conhecido Actros. O caminhão extrapesado está representado na feira em duas versões. Uma delas é o eActros 300, configuração pensada para o uso mais urbano e que traz três baterias com capacidade total de 112 kWh. A autonomia máxima é estimada em 220 quilômetros e a produção em série é prevista para o segundo semestre de 2023.

A maior atração é o eActros LongHaul. Pensado para realizar grandes deslocamentos, o pesado traz três baterias com capacidade total de 600 kWh e dois motores elétricos, que entregam 544 cv e podem passar dos 800 cv. Segundo a fabricante, o caminhão que tem PBT (Peso Bruto Total) de 42 toneladas poderá rodar até 500 km sem recarregar.

eActros LongHaul - Divulgação - Divulgação
Testes em vias públicas com o LongHaul começam ainda em 2022
Imagem: Divulgação

"Nossa intenção era trazer um caminhão muito interessante para o mercado", disse Karin Radström, CEO da Mercedes-Benz Caminhões.

A Daimler Truck afirmou que, dependendo do tipo de estação de recarga, será possível passar de 20% para 80% de carga em apenas meia hora de uso. Os testes em vias públicas começam a ser realizados ainda neste ano, sendo que o caminhão começará a ser conduzido por clientes reais a partir de 2023. O início da produção está programado para 2024.

Além do eActros, a Mercedes-Benz também apresentou o eEconic, cuja aplicação é voltada a serviços como a coleta de lixo, e o eAtego, a versão movida a eletricidade do Atego.

VUC elétrico chega à Europa em 2022

Fuso eCanter - Divulgação - Divulgação
eCanter será produzido na Europa a partir de 2023
Imagem: Divulgação

A marca japonesa Fuso, originalmente fundada pela Mitsubishi e hoje controlada pela Daimler Truck, também trouxe novidades para a feira.

A nova geração do eCanter será exibida em Hannover apenas dez dias após sua estreia no Japão. Com porte de VUC, o caminhão nasceu para ser utilizado na cidade por conta de duas dimensões mais compactas. A autonomia declarada pode ser de 70, 140 ou 200 km, dependendo da configuração escolhida.

Por enquanto, o eCanter é oferecido na América do Norte e na Ásia. Porém, a fabricante se planeja para lançá-lo na Europa ainda em 2022 e iniciar a produção no continente no ano que vem.

Ônibus chegam em três anos

A Daimler Truck não deixou de lado a eletrificação dos ônibus Mercedes-Benz. A empresa prometeu o lançamento de seu primeiro ônibus interurbano movido a eletricidade para 2025.

A meta é que, a partir de 2030, todos os ônibus vendidos pela marca não emitam poluentes.

* Viagem a convite da Anfavea