VW Polo 2023 chega mais barato e com novo visual; preços e equipamentos
A Volkswagen apresenta ao Brasil o Polo 2023, que recebeu mudanças estéticas e de equipamentos. Mas a principal novidade é a redução de preços nas versões Comfortlihe e Highline.
A Comfortline foi de R$ 108.990 na linha 2022 para R$ 102.990 na 2023. Já a tabela da Highline caiu de R$ 116.990 para R$ 109.990. Ambas têm motor 1.0 turbo.
A maior redução, de R$ 7 mil, foi para a versão Highline. O Polo chega ainda nas versões MPI (R$ 82.990) e TSI (R$ 92.990).
A primeira mantém o motor 1.0 aspirado de 84 cv e a segunda traz o 1.0 turbo, que teve a potência máxima reduzida de 128 cv para 116 cv e o torque de 20,4 kgfm para 16,8 kgfm - a nova calibragem agora é usada em todas as configurações turbinadas do Polo.
Veja as versões e os respectivos preços:
+ MPI - R$ 82.990
+ TSI - R$ 92.990
+ Comfortline - R$ 102.990
+ Highline - R$ 109.990
As configurações MPI e TSI têm câmbio manual de cinco velocidades. Já a Comfortlihe e a Highline trazem a transmissão automática de seis marchas.
A redução de preço não veio sem um "custo". Além da perda de potência e torque, a motorização 1.0 turbo do Polo 2023 perde coisas como os freios a disco nas rodas traseiras. O sistema passa a ser a tambor em toda a gama. As suspensões atrás continuam por eixo de torção.
O motor 1.0 mais potente e os discos nas quatro rodas passam a ser oferecidos apenas nos SUVs Nivus e T-Cross.
Frente de Polo europeu
A principal mudança na dianteira fica por conta do para-choque, que também é novo já parte de trás. Grade e faróis trazem leves alterações também.
Os faróis são de LEDs desde as versões mais básicas e as lanternas trazem nova assinatura noturna.
A cabine vem com novos acabamentos e texturas. Também são novos os bancos inteiriços, com aspecto esportivo, inspirados nos do Polo GTS - que ainda não foi lançado na linha 2023.
Há ainda ar-condicionado digital sensível ao toque, carregador de celular por indução e novas funcionalidades na central multimídia VW Play - com tela de 10,25". Entre elas, o sistema que mostra se é melhor abastecer com etanol ou gasolina.
O Polo traz ainda novas entradas USB do tipo C. São duas na frente e duas para os passageiros de trás.
Equipamentos
A versão MPI sai de fábrica com air bags laterais, assistente de partida em subidas, frenagem automática pós-colisão, vidros dianteiros elétricos e multimídia com comandos no volante. A TSI acrescenta vidros traseiros e retrovisores elétricos, sensores de estacionamento atrás e painel de instrumentos digital configurável de 8". Entre outros itens.
Na Comfortline, os destaques são a partida por botão, o controlador de velocidade e o volante de couro com hastes para trocas de marcha. A central multimídia VW Play é opcional.
A Highline vem com rodas de 16" (15" nos demais), bancos de couro sintético, ar-condicionado digital sensível ao toque e carregador de smartphones sem fio. No pacote de auxílio ao estacionamento, há câmera de ré e sensores dianteiros.
Já o painel de instrumentos digital passa a ter 10" nessa versão. A VW Play, por sua vez, é item de série.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.