Nova VW Amarok: como é a picape que virá ao Brasil com outro nome em 2023
Resumo da notícia
- Nova geração da picape está fora dos planos para o Brasil
- Amarok será vendida com quatro opções de motor 2.0; versão mais cara terá 3.0 V6
- Além do porte, capacidade de carga e chegou a 1,2 tonelada
A descolada Volkswagen ID.Buzz precisou dividir as atenções com outro lançamento no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, na Alemanha. A segunda geração da Amarok fez sua primeira aparição oficial e despertou bastante curiosidade por parte da imprensa especializada, especialmente de outros países.
Desenvolvida em parceria com a Ford, a nova Amarok será feita na fábrica de Silverton, na África do Sul, que também abastecerá o mercado europeu. Ao contrário do que acontece com o modelo atual, não há nenhum plano de produzir a picape na Argentina, o que reduz bastante as chances de ela ser comercializada no Brasil.
Ao mesmo tempo, a próxima geração da Ford Ranger, que na essência é o mesmo veículo, será lançada em nosso país em 2023.
Se serve de consolo, UOL Carros conheceu a novidade de perto e traz algumas informações para matar sua curiosidade.
Como ela é?
O design da nova Amarok é bastante imponente na comparação com o modelo atual. As linhas são nitidamente mais parrudas para reforçar a impressão de robustez, mas sem afastar totalmente da identidade visual da Volkswagen. De quebra, os designers conseguiram diferenciá-la significativamente em relação à Ranger - que, ironicamente, faz sua primeira aparição oficial na Europa no mesmo evento.
Comparada com a geração atualmente vendida no mercado brasileiro, a picape da VW é 10 cm maior, totalizando 5,35 m; 9 cm mais larga (1,86 m); e 5 cm mais alta (1,88 m). Impressiona o aumento na distância entre-eixos, que cresceu nada menos do que 17,5 cm e chegou a 3,27 m.
A capacidade de carga é de 1,2 tonelada (uma das maiores da categoria) e a nova Amarok pode rebocar até 3,5 toneladas. Os ganchos de fixação na área da caçamba suportam 500 kg e é possível carregar 350 kg sobre o teto.
E por dentro?
Se por fora a nova Amarok exala imponência, por dentro o caminho é oposto. A cabine ganhou um refinamento muito maior em relação à primeira geração. O plástico de qualidade ruim foi substituído por materiais nitidamente superiores, fazendo uso de texturas e cores para fugir do aspecto rústico dos utilitários.
Uma vistosa tela vertical de 12 polegadas exibe as informações da central multimídia, que utiliza a quarta geração do sistema Sync, da Ford. Nas versões mais completas, existe uma segunda tela, que substitui o quadro de instrumentos analógico.
A nova Amarok poderá ser oferecida em até cinco configurações e diferentes níveis de equipamento e acabamento: Amarok, Life, Style, Panamericana e Aventura. Destaque para as duas últimas versões, que são voltadas para uso nas trilhas e nas estradas, respectivamente.
Motorizações
A nova Amarok será oferecida com quatro variações do motor 2.0 a diesel (de quatro e seis cilindros) e o possante 3.0 V6 turbodiesel. No caso dos motores de dois litros, a potência vai de 150 cv a 209 cv. Já o conjunto V6 entrega 241 cv ou 250 cv, dependendo do mercado. Por fim, existe um inédito 2.3 turbo a gasolina de 302 cv, que foi concebido exclusivamente para a Amarok.
A gama de transmissões não fica atrás. A picape poderá ser encomendada com caixa manual de cinco ou seis marchas e automática de seis velocidades. No caso dos motores 2.0 TDI (de 209 cv) e 3.0 V6, a opção será um câmbio automático de 10 velocidades, que aposentará a antiga caixa de oito posições.
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