Irmãos gêmeos: 5 carros que têm um parente idêntico de outra marca
Na última semana, a Mitsubishi surpreendeu por lançar a nova geração do ASX no mercado europeu, que nada mais é do que o Renault Captur com o emblema da marca. Como o SUV japonês não ganhou uma nova geração, as empresas, que fazem parte da mesma aliança, decidiram usar o veículo como base. A estratégia chama-se "rebadge", e já aconteceu com outros carros.
As diferenças entre o novo ASX e o Captur são suaves: estão no para-choque dianteiro, grade frontal e na troca de emblemas. Para disfarçar o recorte do losango da Renault no capô, a Mitsubishi precisou criar uma moldura plástica.
Essa "reformulação" aconteceu na indústria automotiva há décadas, e nasceu nos Estados Unidos, quando os fabricantes locais começaram a acumular muitas marcas em um mesmo grupo. Como a General Motors, com GMC, Chevrolet, Oakland, Oldsmobile, Buick, Cadillac e Pontiac.
Uma das razões para esta prática é ampliar o portfólio das diferentes marcas em um determinado mercado sem o custo de desenvolver modelos completamente novos. Confira alguns casos de rebadge.
Porsche Taycan e Audi e-tron GT
Pertencentes ao grupo Volkswagen, os elétricos compartilham a mesma base, mas cada um com sua identidade no design externo e interno.
Eles dividem a plataforma, suspensão, motores e o câmbio traseiro, pois foram desenvolvidos simultaneamente.
A boa notícia é que a Porsche e a Audi imprimiram suas personalidades em cada um deles.
Chevrolet Celta e Suzuki Fun
Fabricado no Brasil, com base na plataforma do Chevrolet Corsa de primeira geração, na Argentina, o Celta foi vendido como Suzuki Fun. Praticamente iguais, a mudança mais significativa está no emblema da marca.
No início dos anos 2000, a Chevrolet importava da Argentina o Grand Vitara, da Suzuki, como Tracker, e como parte do acordo, enviava o nosso "Celtinha".
Fiat Strada e Ram 700
Irmãs de grupo, Fiat e Ram também têm um acordo de rebadge. Quando começou a ser comercializada no México, em 2014, a nossa velha conhecida Strada foi rebatizada de Ram 700.
Quando a geração da Strada foi atualizada, passou a ser importada para mais 12 países da América Latina como uma picape da Ram, com os motores Fire 1.4 de 85 cv e Firefly 1.3 de 99 cv apenas a gasolina.
Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid
Com a fusão dos grupos FCA e PSA, abriu-se uma nova porta para essa estratégia. A Stellantis lançou a Peugeot Partner Rapid, que nada mais é do que uma Fiat Fiorino com um novo emblema.
A mecânica é a mesma, mas há diferenças sutis no design: nova grade e calotas, além de luzes repetidoras de seta nos retrovisores.
Nissan Frontier, Mercedes-Benz Classe X e Renault Alaskan
A atual geração da Nissan Frontier é "mãe" de mais duas picapes: a Renault Alaskan e a Mercedes-Benz Classe X. No entanto, apesar da mesma plataforma e estrutura, as marcas investiram em uma mudança um pouco mais profunda no visual.
A Alaskan, atualmente, é comercializada na Argentina e a Classe X saiu de linha após fracassar na Europa.
Ambas chegaram a ser confirmadas pelo Brasil, mas as marcas voltaram atrás.
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