Novo Corolla: como é o carro que foge do posto e chega ao Brasil em 2023
A Toyota acaba de apresentar no Japão a atualização de meia-vida da atual e 12ª geração do Corolla, cuja reestilização chega ao Brasil em 2023, já como linha 2024, graças ao investimento de R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba (SP), anunciado pela montadora japonesa em março passado.
Quanto ao visual, a versão do sedã para o mercado japonês mudou pouco, ficando restrita a detalhes como novos desenho da grade frontal e da assinatura de LEDs dos faróis. No Brasil, o design do Corolla segue aquele adotado pela versão europeia, que também ganhou discretas atualizações em junho passado - restritas ao redesenho das rodas de liga leve e também da grade dianteira.
Essas mudanças na aparência externa do Corolla europeu também serão adotadas no Brasil a partir do ano que vem, mas as novidades que realmente interessam estão na parte mecânica e também nos itens de tecnologia na cabine.
Da mesma forma que o Corolla japonês, o europeu ficou mais forte na versão híbrida, que manteve o motor 1.8 associado ao propulsor elétrico. Tanto no Japão quanto na Europa, o motor a baterias ganhou incremento na performance, o que elevou a potência combinada dos atuais 122 cv para 150 cv.
Como esse conjunto mecânico é flex no Brasil, o incremento na potência poderá ser um pouco maior aqui, enquanto o torque da unidade elétrica também subiu 2,2 kgfm - a Toyota não informa o torque combinado.
Conforme a montadora oriental, com as atualizações o conjunto híbrido proporciona consumo médio de 30,2 km/l no ciclo WLTC adotado no Japão. Aqui, as versões com motor 2.0 aspirado não devem apresentar novidades no que se refere à performance.
Além das alterações no design e na mecânica, por dentro o Corolla traz novidades como a central multimídia com tela de 10,25 polegadas, que agora se conecta sem fio a celulares via Android Auto e Apple Car Play e traz opção de conexão 4G dedicada com roteador wi-fi.
Além disso, o Corolla ganhou painel de instrumentos totalmente digital, com tela de 12,3 polegadas.
Para completar, o pacote de tecnologias voltadas à segurança ganhou um assiste de cruzamentos, que detecta pedestres, ciclistas e outros veículos e freia o veículo de forma autônoma para evitar colisões.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.