Peugeot 208 x Fiat Argo: com mesmo motor, qual deles vale mais a compra
Resumo da notícia
- Peugeot 208 Style e Fiat Argo Drive usam mesmo motor 1.0 Firefly
- Design moderno e conteúdo são diferenciais do modelo da Peugeot
- Argo se destaca pelo espaço interno na cabine e no porta-malas
A criação da Stellantis abriu um leque de possibilidades para as marcas controladas pelo grupo holandês. Além de compartilhar tecnologias e até lançar produtos iguais com marcas distintas, a empresa abriu portas para o aproveitamento dos motores.
Assim ocorreu o retorno da Peugeot ao segmento de carros populares por meio do 208. O hatch voltou à briga após 16 anos com o motor 1.0 Firefly, o mesmo que equipa o novo Citroën C3 e o Fiat Argo.
Diante da novidade, convocamos o hatch da Fiat para um duelo que evidencia as semelhanças e diferenças entre os dois modelos.
FICHA TÉCNICA - PEUGEOT 208 STYLE
Preço: R$ 84.990
Motor: 1.0 flex, 3 cilindros
Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
Potência: 75 / 71 cv a 6.000 rpm
Torque: 10,7 / 10 kgfm a 3.250 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,4 segundos
Velocidade máxima: 162 km/h
Dimensões: 4,05 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,45 m de altura e 2,54 m de distância entre-eixos
Peso: 1.102 kg
Porta-malas: 265 litros
Tanque: 47 litros
FICHA TÉCNICA - FIAT ARGO DRIVE
Preço: R$ 79.690
Motor: 1.0 flex, 3 cilindros
Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
Potência: 75 / 71 cv a 6.000 rpm
Torque: 10,7 / 10 kgfm a 3.250 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,4 segundos
Velocidade máxima: 162 km/h
Dimensões: 3,99 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,50 m de altura e 2,52 m de distância entre-eixos
Peso: 1.077 kg
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 48 litros
DESIGN
Embora compartilhem o coração, Argo e 208 são bem diferentes. As disparidades se evidenciam no design. Enquanto o Argo já não tem mais o fator novidade, o 208 ainda rouba olhares pelas ruas, especialmente na vistosa versão Style, que investe no estilo mais esportivo.
Apesar de já ter cinco anos de vida, o Argo continua atual, o que pode ter motivado a Fiat a fazer um discreto facelift em 2022. As mudanças externas se limitaram a um novo para-choque frontal, enquanto a cabine trouxe o volante de três raios do Pulse.
Já o 208 ainda tem cheiro de novidade, embora tenha sido lançado em 2021. As linhas arrojadas foram realçadas na versão Style, que tem vários detalhes na cor preta (como rodas, capas dos espelhos retrovisores e aerofólio) realçados pela bela cor Cinza Artense.
A cabine do modelo da Peugeot enche os olhos com as linhas futuristas. Destaque para o console central envolvente, que é bastante estiloso e possui apliques imitando fibra de carbono. Sem dúvida é bem mais bonita do que o interior do Argo, que, apesar de ainda ter seu charme, não é tão moderna assim.
Colocando tudo na balança, a vitória fica com o 208.
EQUIPAMENTOS
Aqui o 208 Style abre uma margem considerável para seu concorrente de firma. É verdade que ele custa mais caro (R$ 84.990), mas o "1.0 mais completo do mercado" (nas palavras da Peugeot) oferece alguns itens dificilmente encontrados até em carros de segmentos superiores. São os casos dos faróis full LED, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução e a prática central multimídia com tela tátil de 10 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios.
Além desses equipamentos, o modelo francês tem rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros.
Já o Argo Drive (que custa R$ 79.690) tem um pacote de itens de série bem mais modesto. As rodas são menores (15 polegadas) e cobertas por calotas, enquanto a central multimídia UConnect (que é bastante fácil de operar, por sinal) tem tela bem menor: são 7 polegadas. Nenhum dos itens exclusivos trazidos no 208 Style equipam o compacto da Fiat. Caso você queira equipar o Argo com alguns itens de segurança presentes no rival, será preciso desembolsar R$ 1.980 pelo Pack Safety ou então pagar R$ 3.969 pelo kit S-Design, que acrescenta alguns outros equipamentos.
Nem seria preciso dizer, mas a vitória nesse critério é do 208.
VIDA A BORDO
A posição de dirigir também expõe as diferenças entre os projetos. O 208 segue a escola Peugeot, com uma posição mais baixa e esportiva. Destaque para o conceito i-Cockpit, que inclui um volante de diâmetro bastante pequeno e o quadro de instrumentos situado em posição mais alta do que nos outros carros.
O Argo possui uma receita mais tradicional e o motorista se senta em posição até um pouco alta para um hatchback. Pelo menos é possível visualizar todas as informações no painel de instrumentos, que vem com uma bonita tela colorida de TFT entre os mostradores analógicos.
O espaço interno não é referência em nenhum deles. Entretanto, o Argo recebe melhor os ocupantes no banco de trás. Enquanto o modelo da Fiat é mais generoso com pernas e cabeça de pessoas mais altas, o 208 é mais apertado e o recorte da porta bastante estreito dificulta o embarque e desembarque. No porta-malas, nova vantagem para o hatch da Fiat, que comporta 300 litros contra 265 litros do Peugeot.
Quanto ao acabamento, os dois carros usam bastante plástico no interior. Embora seja uma questão de gosto, o representante da Peugeot, parece ser mais requintado por conta das cores e texturas empregadas na cabine. Só que o Argo não fica muito atrás, não.
No fim das contas, por ser mais espaçoso e oferecer acabamento de qualidade equiparável a do 208, a vitória fica com o Argo.
DESEMPENHO E CONSUMO
Os dois modelos trazem as mesmas especificações mecânicas. São 75 cv e 10,7 kgfm com etanol no tanque, caindo para 71 cv e 10 kgfm se o combustível escolhido for a gasolina. O mesmo acontece com o câmbio manual de cinco marchas, embora a caixa do 208 tenha engates com curso mais longo e relações mais curtas nas duas primeiras marchas.
Segundo a Fiat, o Argo precisa de 13,4 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 162 km/h. Os números são idênticos no caso do 208. A explicação está na balança, já que o Peugeot pesa 1.102 kg e o hatch da Fiat tem 1.077 kg.
Outro ponto em que os dois carros são parelhos é o consumo de combustível. O 208 faz 9,6 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol no tanque e 13,6 km/l no perímetro urbano e 15,5 km/l no percurso rodoviário se o combustível for a gasolina. Os números são bem semelhantes no Argo: 9,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol e 14,1 km/l no percurso urbano e 15,8 km/l no circuito rodoviário quando movido a gasolina.
Após o convívio majoritariamente na cidade, o Argo se mostra um bom pouco mais amigável no uso diário. O Fiat entrega melhor visibilidade nas manobras e, apesar de parecer mais simples, transmite maior sensação de robustez para enfrentar a buraqueira diária. Por isso, o Argo vence essa categoria.
SEGURANÇA
Bem equipado, o 208 Style também é referência em segurança. Primeiramente, o hatch da Peugeot sai de fábrica com quatro airbags, enquanto o Argo só pode vir com duas bolsas infláveis.
Além disso, o 208 traz controles de estabilidade e de tração desde a versão de entrada Like. Estes itens, inclusive, só podem vir no Argo caso o cliente adquira o Pack Safety por R$ 1.980. Se serve de consolo, esse pacote acrescenta o assistente de partida em rampas. A vitória fica com o 208.
VENCEDOR
Embora tenha chegado há pouco tempo, o 208 Style já desbanca o seu 'primo' da Fiat. Com design mais arrojado, melhor qualidade de construção e uma lista de equipamentos de série muito mais generosa (especialmente nos itens de segurança), o modelo da Peugeot é uma compra mais interessante do que o Argo.
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