Coliseu da Fernão: prédio misterioso com carros largados intriga motoristas
Quem costuma transitar na rodovia Fernão Dias já deve ter notado um prédio misterioso às margens da principal via de interligação entre as cidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Próximo à capital paulista, na altura do km 61, no sentido interior, repousa uma edificação com formato circular, que lembra o Coliseu de Roma, na Itália.
Situada no alto de um morro na cidade de Mairiporã, a construção está inacabada. Um olhar mais atento comprova que lá estão dezenas de carros antigos, de diferentes marcas e modelos, expostos ao sol e à chuva. Muitos deles já exibem marcas de ferrugem.
Qual seria a origem desses veículos e quem é seu proprietário são questionamentos que muitos fazem, mas poucos sabem responder. UOL Carros buscou desvendar esse mistério. Segundo relatos, antes mesmo de o prédio existir, já havia automóveis reunidos no alto do morro.
"Há muitos anos, ali havia uma verdadeira montanha de carros velhos, cujo dono os anunciava para venda. Mais tarde, teve início a construção, que nunca foi terminada. Os veículos ficaram lá no meio", conta o colecionador de automóveis antigos Alexandre Badolato.
Ele acrescenta que o local é conhecido por entusiastas de veículos clássicos, mas há muito tempo está com as portas fechadas ao público.
"Em 2016 troquei mensagens com quem acredito ser o dono do espaço. Conversamos sobre meu interesse em um Buick Riviera que ele tinha lá, mas as negociações não avançaram".
A edificação é composta por uma espécie de anel inacabado, como o Coliseu romano, e aparenta ser um hotel que não chegou a ficar pronto.
Pesquisando nas redes sociais, encontramos o suposto proprietário do "Coliseu" e dos carros, porém ele se negou a dar entrevista sobre o empreendimento. Por essa razão, a reportagem optou por não publicar seu nome.
Pelo menos dois vídeos publicados no YouTube exibem imagens do espaço, captadas do lado de fora - a construção é protegida com uma cerca.
Nossa reportagem foi até lá e também se deparou com o portão de entrada fechado - não sabemos se havia alguém ali naquele momento, mas foi possível ver alguns carros antigos estacionados na área externa ao anel do "Coliseu".
"Moro aqui há mais de cinco anos e o prédio fica fechado durante a maior parte do tempo. O dono hoje utiliza o espaço para reformar veículos, que depois são vendidos em outro endereço", diz um vizinho.
Aparentemente eventuais interessados em carros guardados no prédio podiam visitá-lo, mediante agendamento - a "loja" que havia ali tem um site, cujo conteúdo é fechado e exige login e senha.
Você tem mais informações sobre o prédio misterioso? Deixe o seu comentário.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.