Topo

"Discriminação": Latin NCap critica Stellantis após crash test da Strada

Do UOL, em São Paulo

21/10/2022 11h24

Após a análise e a conclusão dos testes de impacto do carro mais vendido do Brasil, Stephan Brodziak, presidente do conselho do Latin NCap (órgão responsável pela validação), criticou a Stellantis sobre a qualidade dos carros vendidos nos mercados latino-americanos.

"O modelo é tão popular em vários países, só podemos denunciar a Stellantis por essa prática de discriminação contra os consumidores na América Latina e no Caribe ", diz Brodziak.

"Sabemos que a Stellantis produz carros com altíssimos padrões de segurança, mas dado o baixo desempenho demonstrado no teste Fiat Strada / Ram 700 do Latin NCAP, podemos ver que está incorrendo na reprovável prática do 'dois pesos e duas medidas', em detrimento não só dos ocupantes desses veículos, mas da população em geral e na degradação da frota de veículos na região", complementa.

A picape recebeu apenas uma estrela em um total de cinco, em avaliações realizadas com modelos de cabine simples (equipada com dois airbags) e a cabine dupla (com quatro).

Pelas análises do órgão, o impacto frontal compromete acima da média a segurança das coxas e do tronco do condutor. Além disso, no impacto lateral, a cabeça e o tronco do condutor demonstraram nível de segurança bem abaixo do esperado.

O secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, acrescenta que " a Fiat, mais uma vez, decepciona com este resultado ruim após o desempenho terrivelmente baixo do Argo / Cronos do ano passado. É preocupante que os fornecedores globais de peças ainda estejam oferecendo sistemas de contenção sem a robustez esperada na América Latina, diferentemente do que fazem em outros mercados como Europa, EUA e Austrália".

Procurada pela reportagem, a Stellantis afirmou que "afirma seu compromisso com a Segurança Veicular, desenvolvendo veículos seguros e alinhados com o segmento, além do investimento constante em tecnologias de Segurança Ativa e Passiva. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes".