Agora a Nasa vem: picape VW FuscaRok viraliza como nova invenção brasileira
Fora de linha no Brasil desde 1996, o Volkswagen Fusca até hoje é amado devido a atributos como robustez e fácil manutenção. Imagine então se ele tivesse a praticidade das quatro portas e uma caçamba para deixá-lo mais versátil.
Essa configuração nunca foi lançada pela Volks, mas ela existe e fotos de uma picape Fusca com cabine dupla têm circulado nas redes sociais. Internautas têm chamado o utilitário inusitado de FuscaRok, em alusão à Amarok, a picape média "oficial" produzida e comercializada pela marca alemã.
Trata-se de mais um exemplo da criatividade sem limites dos brasileiros, tão grande que merecia ser estudada pela agência espacial norte-americana - e que rendeu a nossa série Agora a Nasa Vem.
O UOL Carros buscou desvendar a história por trás da FuscaRok e descobriu que ela pertence a um colecionador anônimo de Balneário Camboriú (SC), que encomendou o projeto a uma oficina de Poços de Caldas (MG).
Essa oficina já produziu outras versões diferentes do VW a pedido do mesmo cliente, como o intrigante Fusca Duas Caras, que sempre anda para a frente.
A construção do FuscaRok coube à Wiermann Garage e foi concluída recentemente, após cerca de oito meses de trabalho - conta David Wiermann, sócio da oficina ao lado do pai, José Wiermann.
David relata que, a exemplo do Duas Caras e de outros Fuscas diferentões criados pela empresa, seu pai foi o responsável pela execução da conversão.
"O cliente queria uma picape de cabine dupla e deixou o projeto em aberto para criarmos. O veículo foi construído a partir de um Fusca 1980 alongado em 90 centímetros", explica o Wiermann filho,
O proprietário da oficina acrescenta que o maior desafio do projeto foi adaptar o carro para receber quatro portas - cada unidade traseira foi fabricada à mão, a partir da junção de parte de duas portas dianteiras.
Outra parte delicada do projeto foi ampliar o tamanho da cabine original e alongar o chassi.
David Wiermann destaca que todo o trabalho de funilaria utilizou chapas de aço e a carroceria da FuscaRok não tem nada de fibra de vidro.
Quanto à mecânica, a picape traz motor 1.600 e câmbio manual de quatro marchas.
A criação já está na garagem do seu dono e custou R$ 65 mil. E você, o que achou desse Fusca diferente? Deixe a sua opinião na seção de comentários.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.