Citroën, Honda, Hyundai e VW disputam troféu de melhor hatch de 2022
O segmento de hatches compactos compensou o 2021 morno com boas novidades neste ano. Inclusive, é a única categoria em que todos os indicados são novidades lançadas em 2022.
A disputa é mais uma das atrações do Prêmio UOL Carros 2022, que ocorre em 11 de novembro, com transmissão ao vivo no canal UOL e nas redes sociais do UOL Carros. Confira os indicados.
Citroën C3
O novo Citroën C3 marca uma importante fase para a marca no Brasil. O compacto é o primeiro de uma família de três modelos projetados para a América do Sul, e pretende se tornar um dos carros mais vendidos do país.
Para tanto, ele aposta no design com cara de SUV e no bom pacote de equipamentos para incomodar e quem sabe até desbancar os líderes.
Disponível em três versões de acabamento e duas motorizações (os conhecidos 1.0 Firefly de origem Fiat e 1.6 16V EC5 do antigo C3), o aspirante a campeão de vendas pode vir com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Honda City hatch
O Honda City hatch estreou poucos meses após a estreia do sedã com a difícil missão de substituir o Fit.
Em meio à saudade deixada pela despedida do agora finado monovolume, a Honda repassou algumas das melhores virtudes do Fit ao City Hatch, como o amplo espaço interno no banco de trás e o criativo sistema de bancos modulares Magic Seat, que permite transportar objetos de diversos tamanhos sem problemas.
Some a tudo isso o econômico motor 1.5 aspirado e o generoso espaço interno no banco de trás e você entenderá porque o carro teve aceitação tão positiva no país.
Hyundai HB20
O design controverso do Hyundai HB20 virou coisa do passado em 2022. Com um visual bem mais harmonioso, o hatch lançado em 2019 ganhou ainda mais itens de segurança. Alguns deles, inclusive, são exclusivos em sua categoria, como o alerta de tráfego cruzado traseiro e o sistema de saída segura, um recurso que alerta os passageiros sobre a aproximação de outros veículos antes de abrir as portas.
Na parte mecânica, o HB20 manteve os motores 1.0 aspirado, de 80 cv, e 1.0 turbo, que entrega até 130 cv. Por todos esses motivos é que o compacto é forte candidato a seguir como o automóvel mais vendido do país.
Volkswagen Polo
A Volkswagen decidiu que era hora de agir e fez mudanças importantes no Polo. O visual foi repaginado com alterações bastante sutis, e que partiram para um caminho bem diferente do modelo europeu, sobretudo no estilo da traseira.
Outra novidade importante é que o hatch ficou bem mais barato na linha 2023. Só que, pra isso, ele perdeu alguns equipamentos importantes, como os freios a disco nas quatro rodas (o Polo era um dos poucos modelos nacionais dos segmentos de entrada a trazer esse item) e até o conta-giros.
Por fim, a engenharia da VW decidiu alterar a calibragem do motor 1.0 TSI, que agora entrega 116 cavalos e 16,8 kgfm - antes eram 128 cv e 20,5 kgfm. Essa motorização (que segue a receita do finado Up TSI) está presente na inédita versão TSI, que é oferecida com câmbio manual. Todas essas alterações foram feitas com um objetivo: fazer o Polo encostar nos líderes.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.