Topo

Porsche 911 Turbo S chega ao Brasil com R$ 800 mil em customização

Rafaela Borges

Colaboração para o UOL

25/10/2022 11h00

Desde os anos 50, os clientes Porsche vêm solicitando à marca detalhes exclusivos em seus carros. Ainda naquela década, houve o famoso caso de um proprietário que revestiu seu 356 de plumas. Foi de olho nesses consumidores que a marca criou o Sonderwunsch, em abril de 1978.

O programa, feito para atender pedidos especiais de clientes, agora está disponível no Brasil. Os dois primeiros modelos customizados pelo Sonderwunsch acabam de chegar ao território nacional. Um deles, mostrado à imprensa nesta segunda-feira (24), levou um ano para ser feito e consumiu R$ 800 mil apenas em itens exclusivos (leia mais abaixo).

Como funciona

Quem é cliente, ou mesmo fã de carros da Porsche, sabe o quanto é legal brincar no configurador da marca. No sistema online estão disponíveis diversos níveis de personalização para os modelos.

É raro um cliente comprar um Porsche sem escolher nenhum desses detalhes. O Sonderwunsch, no entanto, aplica aos carros da Porsche um nível de personalização que vai além do que está disponível no configurador da montadora. É para clientes que querem algo especial e único.

Para escolher o nível de customização de seu carro, o cliente vai até o centro de consultoria da unidade de negócios Porsche Exclusive Manufakter, da qual faz parte o Sonderwunsch. Ele fica na fábrica da montadora, em Stuttgart (Alemanha).

Lá, o cliente tem à disposição várias possibilidades de customização, e também pode fazer pedidos que não estão disponíveis. A marca vai sempre tentar atender.

Os níveis do Sonderwunsch

Porsche Sonderwunsch - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O programa tem dois níveis, e no Brasil só está disponível, por enquanto, o mais simples, que permite a customização de diversos detalhes estéticos. Entre os exemplos estão rodas, bancos, revestimento (inclusive do compartimento de bagagem) e pintura.

Esse nível é chamado de avançado (CXX). Há ainda o nível mais intenso de customização, o exclusivo, que permite alterações até de componentes do carro. Por ora, o Brasil não está aceitando encomendas para esse estágio de preparação.

Entre os exemplos do nível máximo na Europa, há um 911 que foi praticamente transformado em um protótipo de corrida. O processo custou a seu cliente 300 mil euros, que equivalem, na conversão direta, a quase R$ 1,6 milhão. Esse é o valor atual do 911 Turbo S no Brasil.

O Sonderwunsch também pode ser aplicado a modelos usados. Na Alemanha, há diversos proprietários de Porsche que usaram o programa para dar um novo aspecto a carros que já tinham. Por enquanto, essa possibilidade não está disponível no Brasil.

911 Turbo S Sonderwunsch

Porsche Sonderwunsch - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos modelos do programa Sonderwunsch que já estão no Brasil é um 911 Turbo S, que será entregue a seu dono nos próximos dias. Apesar de atualmente o carro custar R$ 1,6 milhão, seu proprietário pagou pelo esportivo cerca de R$ 1,3 milhão.

Isso porque a compra foi realizada um ano atrás - e esse era o valor na época. O processo, que é longo, demorou esses 12 meses - e cerca de R$ 800 mil extras - para ser concluído.

O destaque dessa customização é a pintura Chromaflair. Com ela, a carroceria vai mudando de cor conforme a incidência da luz. No 911 Turbo S, que traz o tom batizado pela Porsche de Shifting Carbon, dá para ver cinza, verde e roxo, entre outras cores.

A pintura consumiu R$ 450 mil dos R$ 800 mil que custou a customização. Além dela, o carro recebeu detalhes como rodas e bancos com revestimento exclusivo e tom preto brilhante no aerofólio.

Por dentro, há a identificação "Porsche Exclusive", na tampa do porta-objetos do console central e na soleira das portas. A projeção de luzes no chão, na hora que se abre a porta do carro, tem o mesmo logotipo.

Quem pode aderir ao programa

Porsche Sonderwunsch - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sonderwunsch é bem restrito. Por ano, no nível CXX, disponível no Brasil, são feitas apenas 600 customizações mundialmente. Porém, quando se considera a pintura Chromaflair, o número cai para 12 exemplares de carros anualmente.

Por isso, no Brasil, a prioridade é para pessoas que já são clientes da Porsche. Segundo a marca, esse consumidor tem preferência por já estar habituado aos processos de customização e personalização oferecidos pela marca.

Os novos clientes, geralmente, acabam optando por níveis mais básicos de customização. Isso não significa, no entanto, que não possam aderir ao Sonderwunsch. Apenas não têm preferência.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.