Fiat, Honda, Hyundai e VW disputam o prêmio de melhor sedã; veja indicados
Há quem aposte que a categoria dos sedãs pode perder ainda mais terreno para os SUVs. Enquanto não descobrimos se isso realmente acontecerá, é bom saber que o segmento teve algumas novidades importantes em 2022.
Algumas delas estão reunidas na categoria "Melhor Sedã" do Prêmio UOL Carros, e os indicados você conhece a seguir.
Fiat Cronos
Lançado em 2018, o Cronos trouxe algumas mudanças neste ano. Só não perca muito tempo procurando as novidades no design, que ganhou uma nova grade frontal e só.
Até porque a notícia mais importante está na oferta do câmbio automático (neste caso, do tipo CVT) nas versões com motor 1.3. Ao democratizar o acesso à caixa automática, a Fiat deve ver as vendas do sedã crescerem substancialmente nos próximos meses.
Honda City Sedan
O Honda City subiu de patamar com a estreia da nova geração. De cara nova e mais refinado, ele garantiu a permanência de uma parcela de clientes dentro da marca ao mesmo tempo que preencheu a lacuna deixada pelas versões de entrada do Civic, que deixou de ser produzido no Brasil.
Junto com a nova geração veio a nova motorização 1.5 aspirada, de até 126 cv, que chamou atenção tanto pela suavidade de seu funcionamento quanto pelos ótimos índices de consumo.
Mesmo com o peso da responsabilidade nas costas, o sedã preservou as melhores virtudes do antigo City, como o bom espaço interno e a confiabilidade mecânica presente nos carros da Honda.
Hyundai HB20S
Assim como o HB20, o HB20S literalmente ganhou outra cara depois do facelift. Além da dianteira nova, o sedã trouxe lanternas interligadas na traseira, que lembra muito o Elantra vendido fora do país. No geral, a fórmula ficou bastante acertada e apagou o resultado controverso da geração que estreou em 2019.
O visual mais moderno se soma às qualidades já conhecidas do modelo, incluindo o desempenho do motor 1.0 turbo e a boa qualidade de construção.
VW Jetta GLI
O Volkswagen Jetta GLI é uma espécie em extinção. Além de pertencer ao encolhido segmento de sedãs médios, que hoje conta com o domínio solitário do Corolla, ele é uma exceção dentro da própria VW, já que se trata da única versão do Jetta comercializada no mercado brasileiro.
De toda maneira, o sedã ganhou algumas mudanças pontuais (e importantes) em 2022. Além do novo visual, ele trouxe uma nova transmissão de sete marchas e melhorias no motor 2.0 turbo, que lhe renderam um aumento de um mísero cavalo na potência. Pelo menos essas alterações deixaram o carro ainda melhor de dirigir.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.