Picapes: Ford, Jeep, Nissan e RAM brigam pelo troféu; veja os indicados
Analistas de mercado apontam que as picapes serão responsáveis pela nova onda de lançamentos do mercado nos próximos meses. A tendência é que as fabricantes invistam pesado no segmento, como fizeram (e ainda fazem) com os SUVs.
Se isso realmente acontecer, 2022 foi só um aperitivo do que realmente está por vir. A seguir veja todos os indicados à categoria de "Melhor Picape" no Prêmio UOL Carros.
Ford Maverick
A Maverick ampliou a linha de picapes da Ford em 2022, que até então contava apenas com a Ranger.
Menor do que a prima mais famosa, ela foi pensada para quem procura uma picape por causa do estilo de vida aventureiro. Isso faz com que a Maverick lembre mais um automóvel de passeio do que um utilitário para levar carga ou encarar trilhas. Isso acontece inclusive em sua concepção, uma vez que o modelo tem carroceria do tipo monobloco, bem diferente da tradicional construção de cabine sobre chassis.
Equipada com o mesmo motor 2.0 turbo de 256 cv presente no Bronco, a Maverick tem dirigibilidade mais próxima a de um automóvel. Por enquanto ela é importada apenas na versão Lariat FX4, mas logo ganhará o reforço da versão híbrida, que já está confirmada para estrear em 2023.
Jeep Gladiator
Se a Maverick tem uma pegada mais esportiva, a Jeep Gladiator nasceu pra encarar trilhas.
Baseada no Wrangler, ela tem várias tecnologias pensadas para o off-road, como o sistema que desacopla a barra estabilizadora dianteira pra aumentar o curso da suspensão. Tudo nela foi projetado para enfrentar as trilhas mais difíceis: a picape tem eixos especiais e amortecedores dimensionados para o uso severo fora do asfalto.
O motor 3.6 V6 Pentastar entrega 284 cv e 35,4 kgfm, associado ao câmbio automático de oito marchas. E claro que a Jeep não deixou de lado a proposta descolada que fez fama no Wrangler. Se você quiser curtir mais a paisagem dá pra tirar as placas do teto, as portas e até rebater o para-brisas.
Nissan Frontier
A Nissan renovou a Frontier com importantes mudanças. A alteração mais perceptível está no design, que trouxe novos faróis, grade redesenhada (com a nova identidade visual da Nissan) e novas lanternas. Por dentro, a picape traz um novo volante (idêntico ao utilizado no Kicks) e novas opções de revestimento interno.
A fabricante japonesa também reformulou a gama de versões, com destaque para a inédita configuração Pro-4X, que traz estilo mais aventureiro.
A última alteração está na oferta de motorizações, já que toda a gama está disponível apenas com o motor 2.3 biturbo movido a diesel, de 190 cv.
RAM Classic
A RAM enxergou uma oportunidade de mercado interessante ao trazer a Classic para o Brasil. A geração anterior da 1500 está disponível em duas versões de acabamento e com um design mais antigo em relação aos demais modelos.
Entretanto, o modelo traz as mesmas virtudes das picapes mais caras da linha, como o acabamento luxuoso e o motor V8 Hemi de 400 cv.
Tudo isso é oferecido na mesma faixa de preço das versões mais completas das picapes médias, o que deve incrementar os bons números de venda da Ram no país.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.