Topo

Mercedes lança os novos SUVs elétricos EQA, EQB e EQE no Brasil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/10/2022 18h00

A Mercedes-Benz lança hoje (28) os novos SUVs elétricos EQA 250 (R$ 480.900), EQB 250 (R$ 502.900) e EQE 300 (R$ 709.900). Eles completam a gama que antes era composta apenas pelos EQC (R$ 693.900) e EQS (R$ 1.399.900). Com a chegada das novidades aos concessionários programada para essa semana, o principal objetivo da marca é expandir a sua participação no segmento.

Com a chegada dos três carros, a Mercedes amplia a eficiência das recargas e da autonomia dos modelos. Agora, são capazes de carregar entre 10% e 80% em 30 minutos. O UOL Carros já testou as novidades e, o que mais chama atenção, é a similaridade do projeto dos novos elétricos com os modelos a combustão (como o GLA e o GBL) - apesar da plataforma e dos conjuntos mecânicos serem diferentes.

O EQA e o EQB têm potência combinada de 190 cv e 38 kgfm de torque. A autonomia, segundo a fabricante, é de 496 km. Enquanto isso, o EQE, com 645 km de autonomia, tem 292 cv e 57,6 kgfm. Todos são capazes de acelerar até 100 km/h abaixo dos 9 segundos. Em nossos testes, vemos como a entrega de potência é bem expressiva, ao mesmo tempo em que não deixam de ser confortáveis.

O destaque vai, também, para a chegada das três grandes telas multimídia. Somados, entregam uma superfície de 1,41 metro de largura, incluindo uma tela OLED de 12,8 polegadas para o usuário do banco do passageiro.

O visual é composto pelo elemento pintado em preto na dianteira, contornos arredondados e a estrela de três pontas no centro da peça e pequenos pontos brancos ao redor. Na traseira as lanternas em LED se conectam por meio de um elemento contínuo por toda a extensão da tampa do porta-malas, que não contém nenhum emblema além da estrela.

Nas ruas, tanto o GLA quanto o GLB são muito similares. Trazem acabamentos em couro Alcântara, boa visibilidade dos componentes e muita iluminação no interior. Privilegiam a maciez da suspensão, o que deixa a tarefa de rodar sobre o asfalto irregular mais tranquila.

O EQE, por ser um sedã, já merece mais cuidado ao passar em mudanças de elevação. Não é um carro tão baixo, mas já é mais suscetível para raspar a dianteira. O que faz o carro ser até mais excêntrico do que os demais da família é o grande painel de madeira rústica no painel, além da opção de estofamento branco do volante, dos bancos e dos carpetes. Logo, todo cuidado para não sujar, pode ser pouco.

Mercedes EQE - Divulgação - Divulgação
Mercedes EQE
Imagem: Divulgação