Elétricos: BMW, GM, Renault e Volvo brigam pelo troféu; veja os indicados
Não há como negar que a eletricidade será o combustível do futuro. Se isso é inevitável, o lado bom é que a indústria está se esforçando para diversificar a oferta de modelos elétricos - inclusive no Brasil.
Prova disso está na lista de indicados desta categoria no Prêmio UOL Carros. Enquanto dois são SUVs de luxo, os outros candidatos são hatches. Um deles, inclusive, é o carro elétrico mais barato do país.
BMW iX
Tudo que a BMW tem de melhor e mais moderno está no iX. O design bastante incomum inclui uma gigantesca "grade" frontal coberta por uma membrana capaz de se regenerar diante de danos superficiais. Há ainda outros elementos incomuns, como as lanternas bem finas e as enormes rodas de liga leve de 22 polegadas.
O iX é equipado com dois motores: um de 272 cv e 35,9 kgfm no eixo dianteiro e outro com 340 cv e 40,8 kgfm na traseira, sendo que este é priorizado durante a condução. Os números combinados são de 523 cv e 78 kgfm distribuídos automaticamente entre os eixos conforme a necessidade. Segundo a BMW, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e chega à velocidade máxima de 200 km/h.
Na versão 50i, a autonomia declarada chega aos 630 km - a maior entre todos os carros elétricos vendidos no Brasil. Méritos para a bateria de 111,5 kWh, cuja capacidade de recarga é de 150 kW. Isso faz com que o SUV possa recuperar 70% da carga em 35 minutos, acrescentando 150 km de autonomia em apenas 10 minutos em uma estação de recarga rápida.
Chevrolet Bolt
A estreia do Bolt deveria ter ocorrido no ano passado, mas ficou para 2022. Mesmo sem alterações na parte mecânica, que é formada pelo motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm de torque instantâneo, o carro ganhou destaque por causa do belo design. A reestilização trouxe um conjunto óptico dividido em duas partes e um visual mais alinhado à nova identidade visual da Chevrolet. Atrás, as lanternas também ficaram mais modernas.
Por dentro, o Bolt ganhou um acabamento mais refinado e uma tela tátil de 10,2 polegadas para a central multimídia MyLink, que oferece aplicativos como Spotify e integração com Alexa.
Bem equipado, a lista de equipamentos do hatch inclui 10 airbags, controles de tração e estabilidade, sensor de pontos cegos, câmera com visão em 360 graus, carregador de celular por indução e sistema de som da Bose.
Renault Kwid E-Tech
O Renault Kwid E-Tech é hoje o carro elétrico mais barato do Brasil. Fabricado na China, ele tem muita coisa em comum com o nosso Kwid, mas tem uma qualidade de construção um pouco mais refinada do que o modelo nacional. Existem algumas peças exclusivas, como o painel de instrumentos digital e o volante de quatro raios.
O motor elétrico entrega 65 cv e 11,5 kgfm de torque instantâneo. Apesar dos números modestos e do maior peso em relação ao Kwid a combustão, o hatch tem desempenho bastante ágil, especialmente nas acelerações. Segundo a Renault, o Kwid E-Tech precisa de 4,1 segundos para acelerar de 0 a 50 km/h.
A autonomia declarada é de 265 km no ciclo misto e 298 km no perímetro urbano, e é mais do que suficiente para o dia a dia na cidade, onde as dimensões bem compactas fazem dele um carro bastante ágil no trânsito.
Volvo C40
O C40 é o primeiro carro projetado pela Volvo pra ser puramente elétrico. O SUV cupê tem bastante coisa em comum com o XC40 Recharge, mas se diferencia pelo estilo bem arrojado da traseira.
Desempenho também é o seu forte: os dois motores elétricos (um em cada eixo) entregam 408 cv e 67,3 kgfm de torque instantâneo. Mesmo sendo um SUV, o C40 é bastante ágil, já que precisa de apenas 4,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h.
E dá pra rodar bastante com o C40, já que a bateria de 78 kWh proporciona uma autonomia de 440 km, segundo o ciclo WLTP.
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