Morto em tragédia, viajante converteu Kombi em casa e teve carro congelado
Em maio, foram Jesse Kozechen e seu cão, Shurastey. Na quinta (3), Dennis Cosmo Marin e sua gata Lince. Ainda que, desta vez, o "pet" tenha sobrevivido, novamente um aventureiro, viajante e apaixonado por carros se vai. Depois de quatro anos dirigindo e morando em sua Volkswagen Kombi, o publicitário, que tinha 37 anos e já havia desbravado o continente do norte ao sul, foi vítima de uma fatalidade.
A jornada chegou ao fim após Dennis sofrer um acidente dentro de uma caverna nas proximidades de Ushuaia (Argentina), atingido por um bloco de gelo que havia se rompido. Ele estava em uma área de acesso proibido conhecida como "Cueva de Jimbo" (Caverna de Gelo), no Parque Nacional da Tierra del Fuego.
Em seu Instagram @odekombi, criado para compartilhar detalhes de suas aventuras, Dennis deixava claro sua paixão e os cuidados por sua VW Kombi ano/modelo 2011/2012. Sem ela, Dennis e Lince não teriam passado por mais de 300 cidades, dentro e fora do Brasil. Tinha ido até as Guianas e, por fim, até a Terra do Fogo, no extremo Sul da Argentina.
Originalmente branco, o veículo foi pintado de laranja em 2019, durante uma viagem a Aracaju (SE). Além de ganhar mais personalidade, também foi adaptado para ser um tipo de motorhome. O viajante já fez vários relatos de como era o interior da van, que tinha pia, louças e tudo mais.
Como estava sempre em movimento, era constantemente revisado e a maior parte das manutenções feitas pelo próprio proprietário, que entendia de mecânica. Além das corriqueiras trocas de lâmpadas, pneus, faróis e utensílios, teve perrengues como folgas no eixo dianteiro e luz de injeção acesa. Nas partes mais geladas ao sul da Argentina, teve até que usar aditivo para superar o congelamento do líquido de arrefecimento.
O carro das viagens já poderia ser abastecido tanto com etanol, quanto com gasolina, já que tinha o motor 1.4 flex com injeção eletrônica. Além de ser mais econômico do que os modelos mais antigos, equipados com motor a ar, partilha a simplicidade de toda a Kombi. Logo, é um carro robusto e à prova de grandes complicações.
A Comissão de Auxílio do Ushuaia, um grupo civil dedicado a resgates na região, comunicou em suas redes sociais a seguinte mensagem sobre o local do acidente: "O acesso a esta caverna é proibido devido ao perigo representado pela possível queda de gelo ou pelo colapso da caverna, situação que está indicada no outdoor perto da caverna."
Ainda segundo a entidade no relato, haviam recebido o pedido de resgate por volta das 16h. Quando a brigada chegou ao local, o paulista já estava sem vida. Após uma operação de mais de 6 horas, os socorristas desceram o corpo e os outros turistas até uma base de operações.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.