SUV mais potente do mundo custa R$ 3,6 mi e ganha unidade no Brasil
Resumo da notícia
- 'Super SUV' de R$ 3,65 milhões ainda é único no país
- DBX707 traz motor 4.0 V8 biturbo fabricado pela AMG
Existem poucas marcas capazes de exercer um fascínio tão grande em fãs de carros como a Aston Martin. Seus modelos são belos, elegantes e velozes, e é por isso que apenas quem realmente entende de carro aprecia o valor da marca inglesa. Esses princípios foram transplantados para o DBX, o primeiro utilitário esportivo da história da fabricante britânica. Especialmente se o exemplar em questão é um DBX707, simplesmente o SUV mais potente produzido em série na atualidade, com 707 cv.
Agora que você sabe de tudo isso, certamente vai entender porque UOL Carros não podia recusar um convite tão tentador e foi até a Aston Martin São Paulo para conhecer o primeiro (e até agora único) DBX707 do Brasil.
Antes de realizar as apresentações, cabe ressaltar que o DBX707 ainda pode ser considerado o SUV mais potente do mundo. Isso se deve principalmente à postura incomum da Ferrari, que não se refere ao Purosangue como um SUV. "Não o estamos chamando de SUV. Nós nem falamos sobre SUVs", disse Benedetto Vigna, CEO da marca.
Voltando ao que interessa aqui, o veículo foi apresentado a clientes no final de outubro e ocupa lugar de destaque no imponente showroom da marca, que é representada no Brasil pela UK Motors. A empresa nasceu a partir da união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas premium como Audi e BMW) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil) e também representa a McLaren no país.
Pintado na bela cor Plasma Blue, o DBX707 está lotado de itens exclusivos. As rodas de liga leve de 23 polegadas receberam pintura preta com aparência fosca (chamada pela empresa de Satin Black) e detalhes diamantados, enquanto as pinças de freio exibem a cor bronze. Os pneus Pirelli PZero são enormes: 285/40 YR22 na frente e 325/35 YR22 atrás.
Comparando com o DBX V8 (que estava logo atrás), o "super SUV" traz um kit aerodinâmico muito mais agressivo. Os para-choques ostentam grade dianteira e entradas de ar bem maiores - e com pintura em preto brilhante na unidade em questão.
Destaque também para os apêndices aerodinâmicos feitos em fibra de carbono (de verdade), mesmo material presente nas capas dos espelhos retrovisores e nas saias laterais. Na traseira, o DBX707 exibe um vistoso extrator de ar na parte inferior do para-choque, que lembra muito a parte de trás do carro que Sebastian Vettel e Lance Stroll pilotam na Fórmula 1. As quatro enormes saídas de escapamento dão o toque final.
Aliás, é curioso como o DBX707 conseguiu preservar a identidade visual da Aston Martin sem parecer um "Vantage anabolizado". Todos os elementos marcantes de design dos esportivos da marca foram reproduzidos fielmente e reinterpretados para se adequar às dimensões mais exageradas do SUV. Prova disso é o desenho da tampa traseira, que traz o aerofólio bastante pronunciado sem afetar a harmonia do desenho.
Quase uma sala de estar
Puxo a maçaneta embutida para acessar a cabine com acabamento primoroso. Diversos materiais podem ser escolhidos pelo proprietário, como o revestimento do console central em madeira ou fibra de carbono - como na unidade trazida para cá. Os bancos de couro preto trazem partes pintadas na mesma tonalidade de azul do lado de fora.
A fabricante oferece três opções de acabamento: a de série é a Accelerate, que apresenta uma mistura de couro e Alcantara; e existem ainda as opcionais Inspire Comfort e Inspire Sport, que apresentam couro Semi-Aniline com emblemas Aston Martin bordados nos apoios de cabeça, faixa contrastante no centro do assento e padrão de perfuração no encosto e na almofada da base.
Não há nada de extremamente diferente no painel de instrumentos de 12,3 polegadas, que exibe todas as informações necessárias para a vida do condutor. Curiosamente, há quatro botões no topo do console central para selecionar as marchas do câmbio automatizado de nove marchas com dupla embreagem.
No meio fica outro botão, que dá a partida no motor V8. Logo abaixo dos botões fica a central multimídia com tela de 10,2 polegadas, que exibe várias informações e menus do veículo. Por meio dela é possível visualizar detalhes de cada um dos quatro modos de condução (Normal, GT, Sport e Sport Plus), que podem ser escolhidos por meio de um botão giratório no console central. Perto dele ficam outros botões, como o que regula a rigidez dos amortecedores e a função que amplifica o ronco do escapamento.
Aliás, se você for mais atento, provavelmente notará que alguns botões do lado esquerdo do motorista, como os controles do sistema de faróis e o botão do freio de estacionamento, são compartilhados com modelos da Mercedes-Benz.
Um superesportivo para a família
Existe bastante espaço no banco de trás, e só lá nota-se que a parte traseira dos bancos do motorista e passageiro são feitas em fibra de carbono. Quem viaja atrás conta com regulagem de temperatura e velocidade do ar-condicionado e consegue até travar ou destravar as portas. Há espaço também para a cabeça, apesar da curvatura do teto ter uma queda bastante grande em direção à traseira. De acordo com a fabricante, o porta-malas do DBX707 acomoda 638 litros, além de um espaço extra para 81 litros abaixo do assoalho.
A Aston Martin oferece uma ampla gama de acessórios de fábrica para o DBX707. Além de várias opções de bagageiros de teto, o cliente pode encomendar carpetes, racks para transportar bicicletas, um kit para jogar golfe e até um conjunto de malas de couro para combinar com seu carro.
Segundo Rodrigo Soares, diretor operacional da UK Motors (empresa que administra a Aston Martin São Paulo), a unidade em exposição ainda não tem proprietário. Porém, outros exemplares serão trazidos para cá em breve - um deles, inclusive, deve desembarcar no país antes do final do ano. Ou seja, logo as chances de se deparar com o DBX707 nas ruas serão um pouco maiores.
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