Gal Costa foi motorista empoderada e exibia paixão em duas rodas
Gal Costa se vai aos 77 anos, deixando o seu legado dentro da MPB para as próximas gerações de pessoas e da música. Além do seu talento, a cantora demonstrava gosto por carros e motos também.
Quando era mais nova, no auge da sua carreira, sempre aparecia ao volante de veículos imponentes e que eram símbolo de status nos anos 60, 70 e 80. Entre eles, já posou a bordo de conversíveis, outra saindo de um raro Fiat 850 Spider (carro que, segundo fãs em suas redes sociais, Gal Costa usava para passear no Rio de Janeiro), além de estar no comando de motos com apelos esportivos e aventureiros.
Essa relação de Gal Costa com as máquinas de desejo pode levantar reflexões sobre a questão do empoderamento das mulheres, algo que praticamente não era discutido na época. Talvez uma das fotos em que isso seja mais evidente é a que está guiando uma Honda CB400, com Amin Khader na garupa.
Em uma entrevista ao jornalista e produtor Ronaldo Bôscoli, em maio de 1977 (quando tinha 31 anos), Gal Costa disse que "O homem ser mais forte, poder mais que a mulher, é uma coisa transferida a ele pela sociedade. E, muitas vezes, isso o faz mais fraco".
A cantora estava com a agenda de shows suspensa após ter passado por uma cirurgia para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita, no final de setembro.
Nas redes sociais, famosos estão prestando suas homenagens. Gilberto Gil, com quem Gal fez trabalhos em conjunto, escreveu: "Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gaúcha". Nomes como Lulu Santos, Elizabeth Savala, José de Abreu, Renato Góes, Leoni, Rafa Brites, Bruno Gagliasso, Solange Couto, Astrid Fontenelle, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentaram a perda.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.