Topo

Fiat Fastback x VW Nivus: qual é o melhor SUV cupê para ter na garagem

Do UOL, em São Paulo

16/11/2022 04h00

O Volkswagen Nivus colocou a plataforma MQB do Polo na disputa entre os SUVs cupês de porte compacto. O maior atributo dessa categoria está em agradar as pessoas que procuram características mais "descoladas" em um carro. E, desde então, se destaca entre os líderes. Um ano depois, chega o representante da Fiat para o segmento, o Fastback. Qual deles é o melhor?

Para os preços ficarem equivalentes um do outro, optamos pela versão de topo Highline do Nivus (R$ 138.390) e a intermediária Impetus do Fastback (R$ 142.490).

Apesar da proposta similar, trazem diferenças bem marcantes. O primeiro deles é o estilo mais sóbrio da marca alemã, ante o estilo italiano mais arrojado do Fiat. Curioso é que, ao volante, o Fastback é o mais macio, enquanto o Nivus é mais preciso.

Mas a grande pergunta é: qual destes SUVs cupês vale mais a pena ter na garagem? O UOL Carros testou ambos os modelos e responde a partir de agora. Confira!

FICHA TÉCNICA - FIAT FASTBACK IMPETUS

Fiat Fastback - Simon Plestenjak - Simon Plestenjak
Fiat Fastback
Imagem: Simon Plestenjak

Dimensões: 4,43 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos
Motor: 1.0, três cilindros, flex, turbo
Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: Automático, CVT, tração dianteira
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)
Pneus: 215/45/R18
Peso: 1.262 kg
Porta-malas: 516 litros
Tanque: 47 litros
Consumo: Na estrada, faz 9,7 km/l (E) e 13,9 km/l (G). Na cidade, faz 8,1 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina
0 a 100 km/h: 9,4 s
Velocidade final: 193 km/h

FICHA TÉCNICA - VOLKSWAGEN NIVUS HIGHLINE

VW Nivus - Simon Plestenjak - Simon Plestenjak
VW Nivus
Imagem: Simon Plestenjak

Dimensões: 4,27 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)
Motor: 1.0, três cilindros, flex, turbo
Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 2.000 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas, tração dianteira
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / sólido (traseiros)
Pneus: 205/55/R17
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)
Tanque: 52 litros
Porta-malas: 415 litros
Consumo: gasolina - 12,1 km/l (cidade) / 14,2 km/l (estrada). Etanol - 8,3 km/l (cidade) / 10,1 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 10 s
Velocidade máxima: 189 km/h

EQUIPAMENTOS

Interior VW Nivus - Simon Plestenjak - Simon Plestenjak
Interior VW Nivus
Imagem: Simon Plestenjak

Ambos são bem equipados. Trazem central multimídia com tela widescreen ampla, medindo 10,1 polegadas, com conexão sem fio com celulares via Android Auto e Apple CarPlay. Também oferecem recarga de smartphone por indução. Entretanto, o Fiat é o único que oferece refrigeração para o celular não superaquecer.

A VW compensa com uma central multimídia ligeiramente mais veloz. Só que o Fastback é o único que traz GPS nativo com informações do trânsito em tempo real.

Os dois rivais também se igualam ao oferecerem ar-condicionado automático e painel de instrumentos digital. O Nivus se sobressai com suas 10,25 polegadas, que é maior e mais completo do que o de sete polegadas do Fastback.

INTERIOR

Interior Fiat Fastback - Simon Plestenjak - Simon Plestenjak
Interior Fiat Fastback
Imagem: Simon Plestenjak

Por dentro, os dois carros são encobertos por acabamentos plásticos. O Nivus trabalha menos as diferenças de texturas e de superfícies do que o Fastback. O VW oferece uma cabine mais convencional, incluindo a posição de dirigir mais elevada.

Por sua vez, o Fiat se diferencia com o console central mais alto, trazendo detalhes na cor preta brilhante e lembrando o cockpit de uma aeronave. O Fastback também é o vencedor absoluto no quesito do espaço interno (tanto para ocupantes, quanto para as malas).

DESEMPENHO E CONSUMO

VW Nivus vs Fiat Fastback - Simon Plestenjak - Simon Plestenjak
VW Nivus vs Fiat Fastback
Imagem: Simon Plestenjak

Ambos trazem motor 1.0 com turbocompressor. Os 128 cv e 20,4 kgfm a 2.000 rpm do Nivus se traduzem em respostas rápidas aos comandos do acelerador. Mas isso com o câmbio no modo "S", já que, fora dele, as reações se mostram mais "anestesiadas".

De acordo com a fabricante, para ir de 0 a 100 km/h, o carro precisa de bons 10 segundos. E segundo o Inmetro, na gasolina, faz 12,1 km/l (cidade) / 14,2 km/l (estrada). No etanol faz 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.

A diferença entre ambos é o câmbio. O VW é automático e o Fiat é do tipo CVT. A resposta ao acelerar o Fastback é mais lenta, mas uma vez que o turbo pressuriza, o seu desempenho se torna o mais linear e "vivo" entre os dois.

De acordo com a fabricante, para ir de 0 a 100 km/h, o carro precisa de 9,4 segundos. E segundo o Inmetro, na estrada, faz 9,7 km/l (E) e 13,9 km/l (G). Na cidade, faz 8,1 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina.

SEGURANÇA

Fiat Fastback vs VW Nivus - Simon Plestenjak - Simon Plestenjak
Fiat Fastback vs VW Nivus
Imagem: Simon Plestenjak

O Fastback vem com quatro bolsas infláveis - as duas frontais obrigatórias, mais duas laterais - que, de acordo com a Fiat, "fazem dupla função, protegendo a cabeça e o tórax" - o que minimizaria a falta de airbags de cortina, disponíveis no VW.

Fora isso, a lista de equipamentos de segurança do Fiat é bem recheada em todas as versões, incluindo sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, uma câmera de ré com ótima resolução, controles de tração e estabilidade com assistência de partida em rampa, além dos faróis full-LED com luz alta automática.

Destaque para o pacote de assistências à condução - além da comutação automática dos faróis, ele traz frenagem automática de emergência e alerta de mudança involuntária de faixa que também mexe o volante para ajudar a trazer o carro para a trajetória correta.

O VW tem todos os itens mencionados acima, com exceção do assistente de manutenção de faixa, e acrescenta à lista de itens de segurança a frenagem automática pós-colisão, piloto automático adaptativo, o detector de fadiga e o bloqueio eletrônico do diferencial, que contribui para maior estabilidade nas curvas.

VENCEDOR

Fiat Fastback - Simon Plestenjak - Simon Plestenjak
Fiat Fastback
Imagem: Simon Plestenjak

Inicialmente podemos afirmar que o VW Nivus é melhor para os jovens, que prezam mais pela conectividade, bem como pela dirigibilidade prazerosa ao volante, com o bônus de gastar menos combustível. Enquanto isso, o Fastback é mais adequado para famílias, uma vez que é mais confortável, oferece mais espaço interno e tem um ambiente com aspecto mais refinado.

Entretanto, só há espaço para um deles na garagem. E agora? Em nossas avaliações, o Fastback se sobressai, mesmo com os bons números de vendas do Nivus e todo o reconhecimento que já ganhou no mercado.

Apesar das virtudes de cada um, o principal desempate do Fastback se dá pelo seu maior tamanho. Parece até que ele disputa em um segmento superior. Isso ajuda inclusive na acomodação de pessoas e bagagens. A calibração mais macia da suspensão e a maior capacidade de ultrapassar veículos também deixam a viagem mais tranquila.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Veja comparativo entre modelos de carros de diferentes marcas e categorias. Com análises detalhadas e testes práticos, os textos destacam as principais características de cada veículo e apontam suas vantagens e desvantagens em relação aos concorrentes. Se você está procurando informações para escolher seu próximo carro, veio ao lugar certo.