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Fiat lança Pulse Abarth: veja equipamentos e preço do novo SUV esportivo

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/11/2022 19h15Atualizada em 18/11/2022 14h27

Primeiro SUV projetado e fabricado pela Fiat no Brasil, o Pulse acaba de ganhar uma versão esportiva, que inclusive dispensa o tradicional emblema da montadora italiana.

À venda por R$ 149.990, o Pulse Abarth traz na dianteira e na traseira o logotipo do escorpião, que designa a divisão esportiva da Fiat - que agora é marca independente e terá novos produtos à venda no País a partir do ano que vem, com rede de concessionárias dedicada.

A configuração apimentada é a única do Pulse a trazer embaixo do capô o motor 1.3 turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm, sempre acompanhado do câmbio automático de seis marchas com opção de trocas manuais.

É o mesmo conjunto mecânico que já equipa Fastback e Toro, da Fiat, bem como Renegade, Compass e Commander, da Jeep.

Contudo, diferentemente desses modelos, a nova opção do Pulse é um Abarth legítimo - isso significa que as diferenças em relação às demais versões do SUV compacto, equipadas com propulsor 1,0 turbo ou 1.3 aspirado, vão muito além de mais potência e torque.

A lista de itens "tunados" no carro é extensa e inclui suspensão rebaixada em 1 cm com molas e amortecedores 13% mais rígidos; barra estabilizadora com maior diâmetro; pneus mais largos e aderentes, com medidas 215/50 R17; escapamento com ponteira dupla e ronco esportivo; e direção elétrica mais direta.

Todas essas alterações foram feitas para deixar o carro mais ágil e estável em velocidades mais altas, mas não ficaram nisso: mesmo com a mesma potência e torque de outras aplicações, o motor 1.3 foi recalibrado com o objetivo de entregar respostas mais rápidas ao pedal do acelerador.

O câmbio também ganhou ajustes para entregar trocas mais rápidas e em rotações 30% mais altas - tudo para deixar a condução mais empolgante. Nas frenagens, a transmissão reduz marchas automaticamente, e isso ajuda a deixar o propulsor mais "cheio" nas retomadas de velocidade.

Por falar nisso, o volante do Abarth traz, no lado direito, um botão vermelho com a inscrição "poison", que significa veneno em inglês.

Esse botão "mágico" literamente deixa o Pulse mais envenenado, ajustando itens como acelerador, assistência de direção e motor para uma tocada ainda mais esportiva.

Graças a esses ajustes, a Fiat informa aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 segundos e velocidade máxima de 215 km/h, com etanol no tanque.

A título de comparação, o Pulse Impetus, que traz motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm, sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 9,4 segundos e tem máxima de 189 km/h.

Por sua vez, o Fastback com o mesmo propulsor 1.3 e sem as melhorias de chassi do Pulse Abarth faz o mesmo em 8,1 segundos e atinge 210 km/h.

Escorpião na pista

Fiat Pulse Abarth dinâmica dianteira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

UOL Carros teve a chance de comprovar as melhorias de desempenho do novo Fiat na pista do Autódromo de Tarumã, localizado em Viamão, no Rio Grande do Sul.

De fato, o Abarth vai além de números mais robustos de aceleração e velocidade final e seu mérito é ser, de fato, um esportivo de verdade.

Isso significa uma condução muito mais mais afiada e super estável, que realmente empolga e transmite segurança, ao pisar fundo no lugar certo: uma pista de corrida fechada.

Especialmente nas curvas, é perceptível como a nova versão do Pulse se "agarra" no asfalto e dificilmente sai de frente.

Também agradou o sistema de freios, que manteve os tambores na traseira, mas foi redimensionado para lidar com o aumento na performance.

Visual e equipamentos

Fiat Pulse Abarth cabine painel - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Como não poderia deixar de ser, a "tunagem" do Pulse Abarth inclui visual diferenciado.

Por fora, conta com aplique sobre os faróis imitando fibra de carbono; para-choque dianteiro mais largo e baixo; grade dianteira com desenho exclusivo e pintura preta brilhante; rodas de 17 polegadas com mesmo acabamento e capa central que oculta os respectivos parafusos; teto com pintura preta; e para-choque traseiro com difusor.

Por dentro, o lançamento exibe uma faixa vermelha no centro do painel e costuras na mesma tonaldiade nos bancos de couro sintético, no volante e também no painel das portas. Outro detalhe é a plaqueta com o símbolo do escorpião no lado direito do painel.

Quanto aos equipamentos, o carro não tem opcionais e traz todos os itens disponíveis para o Pulse, tais como central multimídia com tela de 10,1 polegadas; painel digital de sete polegadas personalizado; frenagem automática de emergência; partida remota do motor, farol alto automático; ar-condicionado automático e digital; faróis e lanternas full-LED, borboletas no volante para troca de marchas; sensor de chave; carregamento de celular sem fio; assistente de manutenção de faixa; acionamento automático de serviços de emergência em caso de acidente; e console central elevado, como no Fiat Fastback.

FICHA TÉCNICA

Fiat Pulse Abarth traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Preço: R$ 149.990
Motor: 1.3 turbo flex, 4 cilindros
Câmbio: automático de 6 marchas, tração dianteira
Potência: 185 cv a 5.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,6 segundos
Velocidade máxima: 215 km/h
Dimensões: 4,11 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos
Peso: 1.281 kg
Porta-malas: 370 litros
Tanque: 47 litros

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Errata: este conteúdo foi atualizado
Renegade, Compass e Commander não são veículos produzidos pela Fiat, e sim pela Jeep. A informação foi corrigida.