Porsche apresenta o 911 Dakar, um esportivo para acelerar fora da estrada
Depois de uma linha de SUVs e carros elétricos esportivos, a Porsche inovou mais uma vez com um modelo, até então, inesperado. Trata-se de uma versão off-road do icônico 911, a Dakar. O UOL Carros teve acesso ao carro, em primeira mão, durante uma prévia do Salão do Los Angeles, que abre as portas nesta quinta-feira (17) na Califórnia. O primeiro "duas portas" preparado para condução fora do asfalto fica até 8 centímetros mais alto do que a versão tradicional e terá preço na faixa de R$ 2 milhões.
O lançamento do Dakar, que já está em pré-venda em todo o mundo, marca os 60 anos do 911 e 75 anos da linha de carros esporte da Porsche. A apresentação foi estática, mas a marca alemã garante que a condução será tão confortável e empolgante no off-road quanto na estrada. Será disponibilizado um lote 2.500 unidades para atender todo o mundo.
A característica mais marcante do 911 Dakar é a distância em relação ao solo, que é 5 centímetros maior do que a de um 911 Carrera com suspensão esportiva, chegando a 16,1 cm no total.
Além disso, o sistema "lift", disponível até 170 km/h, é capaz de elevar as extremidades da dianteira e da traseira em mais 3 cm, ajudando em situações mais críticas, como um buraco mais profundo. Com essa suspensão, o 911 Dakar tem um ângulo de ataque de 14,2 graus, que sobe para 16,1 graus no modo lift, quando suas extremidades estão 3 cm mais altas.
Outros elementos que foram substituídos para a nova vocação off-road, obviamente, são os pneus. A configuração usa os robustos Pirelli Scorpion All Terrain Plus, que foram especialmente desenvolvidos para a situação, cujo tamanho é de 245/45 ZR, aro 19, na frente, e 295/40 ZR, aro 20, atrás. Segundo a marca, os pneus têm alta resistência a cortes, e mantêm o desempenho esportivo do 911 em terrenos pavimentados.
Powertrain
Para o 911 Dakar, o motor escolhido foi o mesmo do 911 GTS, o biturbo de seis cilindros de três litros, que entrega 480 cv de potência e 58,1 kgfm de torque máximo. O propulsor é associado à transmissão PDK de oito velocidades e tem tração integral. Com esse conjunto, atinge 100 km/h em 3,4 segundos e a velocidade é limitada a 240 km/h.
A versão será equipada com itens do 911 GT3, como eixo traseiro direcional e o sistema de barra estabilizadora ativa, que antecipa e reduz significativamente o movimento lateral do corpo nas curvas.
Foram incluídos dois modos de condução: o rally, ideal para superfícies soltas e irregulares e tração nas quatro rodas, e o modo off-road, que ativa o aumento de 3 cm da suspensão - projetado para uso em terrenos mais difíceis, como na areia. Os dois modos possuem o "Rally Launch Control" para aceleração em terrenos soltos, como areia e pedras, e permite 20% de patinação das rodas.
Personalização
O Porsche 911 Dakar vai custar 222.020 euros na Alemanha, aproximadamente, R$ 1,2 milhões em conversão direta. No entanto, no Brasil, deve vir com preço superior ao do Turbo S, que está na faixa de R$ 1,7 milhões. Para clientes exclusivos, ele traz muitas possibilidades de personalização.
O pacote Rally Design, que custa 26 mil euros, é inspirado no carro vencedor do Paris-Dakar de 1984, por isso, tem pintura dois tons, em branco e azul. Na lateral, o cliente pode escolher um número entre 0 e 999, tornando o modelo ainda mais único. Há a inscrição "Roughroads" nas portas, que significa "estradas irregulares". Também inclui barra anti-capotamento, cintos de segurança de seis pontos e extintor de incêndio.
* Viajou a convite da Porsche
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