Topo

Fuja do IPVA: veja carros que passam a ser isentos do imposto em 2023

Prestes a sair de linha, Gol era o carro mais vendido em 2002, quanto tinha grande variedade de versões e até motor 1.0 turbo - Divulgação
Prestes a sair de linha, Gol era o carro mais vendido em 2002, quanto tinha grande variedade de versões e até motor 1.0 turbo Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo

18/11/2022 04h00

O calendário de pagamento e a tabela com os valores venais do IPVA 2023 para veículos registrados em São Paulo ainda não foram divulgados, mas já adiantamos que o imposto vai pesar mais no bolso dos contribuintes no próximo ano.

Por outro lado, como acontece todos os anos, carros com mais de duas décadas de fabricação ficam isentos do tributo. No ano que vem, portanto, proprietários de exemplares produzidos em 2002 (ou mais antigos) já estarão livres de recolher o IPVA.

Para não restar dúvida, veículos fabricados em 2003 ainda terão a incidência do imposto em 2023, mas no ano seguinte a respectiva isenção também passará a valer.

No mundo automotivo, 20 anos pode ser tempo demais para quem busca um automóvel acessível e ao mesmo tempo confiável.

Contudo, em tempos de carros zero-quilômetro com preços nas alturas, dá para comprar um "velhinho" em bom estado de conservação, pesquisando bem.

Selecionamos a seguir cinco exemplos de carros que deixam de recolher IPVA no próximo ano e, caso sejam bem cuidados, poderão dar alegrias a seus donos durante muito tempo ainda. Confira:

Toyota Corolla

Toyota Corolla 2002 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Preços médios entre R$ 21.820 e R$ 25.112 (Tabela Fipe)

O sedã médio se destaca pela mecânica confiável, pelo rodar confortável e pelo baixo consumo de combustível. Em 2002, o modelo estava na geração conhecida como Brad Pitt, em alusão ao comercial veiculado com o ator de Hollywood. São três versões de acabamento, todas equipadas com motor 1.8 a gasolina, gerenciado por transmissão manual ou automática.

Chevrolet Astra

Chevrolet Astra 2002 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Preços médios entre R$ 14.640 e R$ 18.000 (Tabela Fipe)

O Astra até hoje tem fãs e, em 2002, era produzido com carroceria hatch e sedã. O modelo de porte médio originário da Opel, antiga subsidiária europeia da General Motors, tinha versões equipadas com motor 1.8 ou 2.0 a gasolina, acoplado ao câmbio manual de cinco velocidades.

Ford Fiesta

Ford Fiesta 2002 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Preços médios entre R$ 8.827 e R$ 15.379 (Tabela Fipe)

Em 2002, o Fiesta chegava à terceira geração muito mais moderno, já com produção na hoje extinta fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. Há 20 anos, o compacto ainda era comercializado no Brasil apenas com carroceria hatch - o sedã seria lançado apenas em 2004 - trazendo o primeiro motor flex da marca, que desde 2021 não fabrica mais veículos no Brasil.

Volkswagen Gol

Volkswagen Gol 2002 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Preços médios entre R$ 10.225 e R$ 19.258 (Tabela Fipe)

Carro mais vendido do Brasil durante 27 anos consecutivos, o Gol se despede na virada do ano com uma série especial limitada a mil unidades. Em 2002, o hatch ainda reinava absoluto, com mais de 200 mil exemplares vendidos durante aquele ano. Na época, o modelo estava na terceira geração, que tinha até versão equipada com motor 1.0 turbo.

Audi A3

Audi A3 2002 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Preços médios entre R$ 18.449 e R$ 25.535 (Tabela Fipe)

Em 2002, o Audi A3 chegava ao terceiro ano de produção nacional, na fábrica de São José dos Pinhais (PR) até hoje compartilhada com a Volkswagen. Baseado na quarta geração do VW Golf, o A3 de primeira geração tinha há 20 anos uma variedade de motores, indo desde 1.6 aspirado de 100 cv com transmissão manual até 1.8 turbo de 180 cv manual ou automático.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.