SUV que roda mil km sem abastecer chega ao Brasil; veja preços e impressões
A BYD lança dois novos SUVs eletrificados no Brasil pelo mesmo preço (R$ 269.990). São eles o elétrico Yuan Plus e o primeiro híbrido plug-in da marca, o Song Plus DM-I.
Este último foi o que pudemos testar tanto em trechos urbanos quanto nas rodovias de São Paulo. O foco do carro é o custo-benefício e a economia de combustível, uma vez que a meta da BYD foi superar uma autonomia de 1.000 km (no caso, faz 1.100 km, segundo a fabricante).
O modelo conta com a tecnologia DM-i, que prioriza o funcionamento do Song Plus em modo elétrico. De acordo com a marca, o SUV utiliza apenas energia elétrica em deslocamentos curtos e, quando necessita, o motor a combustão entra em ação. São três modos de funcionamento: EV (que desliga a combustão), HEV paralelo (calcula a utilização mais eficiente) e HEV em série (mantém os dois ligados).
Em nossos testes, notamos que a novidade traz acabamentos macios ao toque em todo o interior, com costuras e revestimentos de couro na maioria das superfícies. Os bancos têm dois tons, são elétricos e oferecem tanto ventilação quanto aquecimento. Além disso, roda com muita suavidade, ainda que só ofereça respostas mais ágeis quando o carro sai da inércia.
Além disso, o silêncio dentro da cabine é ponto de destaque. Isso porque a própria BYD diz que o motor a combustão funciona mais como um auxiliar do elétrico. Algo que nos chamou atenção foi a suspensão. Poderia ter sido calibrada com um pouco mais de firmeza, tanto para aumentar a robustez do carro ao passar em buracos, como também para favorecer a agilidade nas curvas.
O motor a combustão funciona no ciclo Atkinson. Tem 1,5 litro e gera até 110 cv e 14 kgfm. Enquanto isso, o motor elétrico gera 179 cv e 32 kgfm. Segundo a BYD, chega aos 100 km/h em 8.5 segundos e tem autonomia 100% elétrica de 51 km.
Quando utilizado no modo híbrido paralelo, ultrapassa os 1000 km de alcance, aferidos no ciclo NEDC. As baterias de 8,3 kWh podem ser recarregadas em 2,5 horas em corrente alternada de 3,3 kW.
As dimensões são de SUV médio. Mede 4.705 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.680 mm de altura, com 2.765 mm de entre-eixos e 1.700 kg. Tem 574 litros de capacidade no porta-malas e pode ser expandido para 1.477 litros após o rebatimento dos bancos.
Entre os itens de conectividade se destaca a tela multimídia de 12,8 polegadas, complementada por um cluster também digital. O manuseio é simples, mas tem horas que as interfaces acabam ficando escuras, principalmente quando há aumento de claridade no interior.
Como se não bastasse, também tem ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, entradas USB e saída de ventilação para os ocupantes traseiros.
Para ajudar na segurança, conta com controles de tração e estabilidade, assistentes de partida em rampa e também descida, além de sensor de estacionamento e ponto cego, câmeras 360º e controle de cruzeiro adaptativo.
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