Topo

Zebra na Copa não é nada: árabes jogam carros de lado a mais de 200 km/h

Do UOL, em São Paulo

22/11/2022 11h46

Inesperadamente a Arabia Saudita venceu a Argentina na Copa do Mundo do Qatar. Mas não é só dentro de campo que os sauditas surpreendam com sua habilidade e ousadia. Isso também acontece ao volante - e ainda mais.

Uma das modas automotivas na Arábia Saudita é o "Tafheet", ou "Hajwalah", que nada mais é do que a realização de manobras arriscadas, inclusive em vias públicas.

Os motoristas pegam seus sedãs ou utilitários para 'jogar de lado' em avenidas e rodovias, além de trafegar sobre duas rodas lateralmente. O berço deste esporte radical é a capital Riad, com estradas tão longas que podem, ainda, passar facilmente os 200 km/h.

Uma vez nessa velocidade, os árabes infratores golpeiam o volante para provocar a perda de estabilidade do carro. Com isso, deslizam para um lado e para o outro. Claro que muitas vezes acabam rodopiando ou, até mesmo, se envolvendo em acidentes mais sérios. Quem faz isso, pouco se importa com outros carros ao redor, inclusive.

Curiosamente os participantes deste esporte não dirigem esportivos, mas sim carros alugados ou emprestados (certamente quem empresta não faz ideia a que o carro será submetido). Normalmente são veículos familiares, mas com motores de potência intermediária. Entre os mais comuns, observamos Toyota Camry, Honda Accord ou Hyundai Sonata.

O esporte fora de lugar chegou a causar uma repressão do governo saudita e das autoridades policiais nos últimos tempos. Muitos jovens sauditas optam por vagar por bairros de classe alta. Como resultado, a polícia teve que instalar lombadas para impedi-los de acelerar nessas áreas.

Alguns condutores também gostam de deixar SUVs em duas rodas - Divulgação - Divulgação
Alguns condutores também gostam de deixar SUVs em duas rodas
Imagem: Divulgação

De acordo com um relatório da OMS em 2016, a Arábia Saudita tem o maior número de mortes per capita causadas por acidentes de carro. Eles também observaram que é a principal causa de mortes, ferimentos e incapacidades encontradas no grupo masculino de 16 a 36 anos. O excesso de velocidade desempenha um papel em cerca de 65% de todos os acidentes.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.