Garagem secreta da Volkswagen: visitamos acervo que será casa do último Gol
Cada um gosta de guardar recordações de um jeito. A Volkswagen prefere reunir as séries mais especiais de seus carros para eternizar a sua trajetória. Com o lançamento do Gol de despedida "Last Edition", ela "segurou" a unidade 1000 de 1000 para, assim, atualizar a sua garagem.
Esse novo integrante é um dos mais importantes da garagem, que fica na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Trata-se da maior coleção de uma montadora no Brasil. Dos mais de 100 modelos ao todo no país, 58 deles estão lá no ABC paulista.
O Gol Last Edition é tão especial para a marca, pois é o carro mais vendido na história do mercado automotivo nacional, com quase 9 milhões de unidades produzidas. Tudo começou em 1980, quando havia chegado com a missão de suceder o Fusca após alguns anos.
No caso do último da história, 650 das 1000 unidades ficam no Brasil, oferecido por R$ 95.990. As outras 350 serão destinadas a outros mercados da América do Sul, onde o carro também é vendido. Quem pega o seu lugar é o Polo Track, anunciado recentemente por R$ 79.990. Tanto o Gol quanto o Polo vêm com o motor 1.0 MPI, que gera 84 cv e 10,2 kgfm.
A cor vermelha deste Gol tão especial é a única disponível, que contrasta com os os traços pretos ao redor do carro. Pudemos observá-los nas rodas de liga leve de 15 polegadas, na tampa traseira e na inscrição presente nas laterais. Além disso, traz um logotipo na coluna traseira fazendo alusão às rodas orbitais do Gol da primeira geração.
No interior, deu para notar a presença de costuras vermelhas nos assentos, na coifa do câmbio, no carpete e no volante. Vale ressaltar, também, a inspiração nos bancos Recaro dos Gols GTS e GTi, do final dos anos 80 e início dos anos 90. O estofamento traz dois tons e são dispostos da mesma forma que os clássicos da marca.
O Gol "LE" se junta à 2ª ala para complementar a coleção seguindo as seguintes divisões:
Clássicos da Anchieta: reúne os modelos "irmãos" do Fusca e que traziam motor a ar, produzidos entre as décadas de 50 e 80. Estão lá, por exemplo, exemplares do Fusca, 1600, 1600 TL, Brasília, Variant e SP1.
Kombi: a famosa Kombi vem em sessão à parte, reunindo a última unidade produzida no Brasil, uma Kombi Standard na cor branca de dezembro de 2013, e uma unidade 1961 vermelha e branca, que é o veículo mais antigo da coleção.
Autolatina: a época da parceria entre VW e Ford é homenageada por três representantes: Apollo, Logus e Pointer.
Compactos Premium: sessão integra veículos como o Polo e Polo Sedan, além do compacto brasileiro Fox, com a última unidade fabricada na planta de São José dos Pinhais (PR).
Esportividade: abriga a primeira unidade das 99 produzidas do Golf GTI VR6 1993, na cor vinho; o clássico Santana EX 1991 e o Golf GTI 2018, o último que tivemos no Brasil, na cor vermelha.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.