'Garota prodígio' bomba nas redes acelerando seu carro aos 14 anos
Valentina Piaz não é uma garota comum. Com apenas 14 anos, acumula 658 mil seguidores no Instagram, onde conquista fãs com vídeos de suas manobras e treinos de drift - algumas das postagens já atingiram milhões de curtidas.
O amor por velocidade começou com apenas quatro anos, quando ganhou uma moto de presente dos pais.
"Meu pai é apaixonado por veículos. Quando era mais nova ele me ensinou a andar de moto. Minha mãe ficava irada, preocupada, com medo de eu sofrer algum acidente porque eu era muito pequena", conta Valentina.
Se aos quatro começou a andar de motos, três anos depois foi a vez de dirigir carros automáticos. E não parou por aí. Ao completar nove anos, já guiava carros manuais para poder treinar e entrar em competições de drift.
"Moramos em Florianópolis e, para pilotar em um lugar seguro, meu pai me levava até a pista de Balneário Camboriú. Um dia estávamos pilotando e ouvi um barulho diferente na pista ao lado. Fui correndo ver o que era e nessa hora me apaixonei pelo esporte", conta.
"Depois que eu vi o Bruno Bar [piloto brasileiro de drift] treinando, implorei para meu pai me ensinar. Só tinha dirigido na [Honda] CR-V, que era automática. Precisava andar em um carro manual, praticar a troca de marcha, entender como fazia as curvas. Então meu pai me ensinou o básico com uma Volkswagen Saveiro. Com 10 anos eu já fazia cavalinho de pau, mas só com 11 iniciei os meus treinos com o Márcio Kabeça [bicampeão brasileiro de drift]", afirma Valentina.
Valentina deixa claro que sua experiência com os veículos se limita aos autódromos e competições esportivas. "Não tenho vontade de dirigir na rua, acho chato, tem que ficar parando toda hora. Meus pais não deixam, mas se deixassem, eu não iria", relata.
A garota conta que, além de seu pai, sua maior inspiração é Ayrton Senna. "Quando chovia durante a pandemia, eu pedia para meu pai me levar até a pista para treinarmos. Lembrava do Senna e o quão bom ele era na chuva, por isso treino bastante na pista molhada", diz Valentina.
Apesar de não se empolgar em dirigir pelas ruas brasileiras, Valentina mantém uma garagem de respeito. É dona de um BMW 130i e utiliza um Nissan 350z nos treinos de drift.
"Pretendo cuidar deles para usar quando tirar a minha habilitação, principalmente a BMW", diz a piloto.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.