Rolls-Royce de Erasmo Carlos tem preço milionário e já foi 'carro do amor'
O cantor e compositor Erasmo Carlos, que morreu aos 81 anos no último dia 22, nunca escondeu sua paixão por automóveis. Sobretudo no começo da carreira, na década de 1960, o Tremendão se inspirou nos carros e na cultura automotiva em canções de sucesso como "O Bom", "O Carango" e "Jeep".
Foi nessa época que o artista começou a fazer sucesso e comprou seu primeiro carrão - que até hoje é preservado por um colecionador em São Paulo, que prefere não dar entrevista.
Trata-se de um Rolls-Royce Silver Wraith, modelo inglês de alto luxo com carroceria do tipo Sedanca de Ville - feita sob encomenda pela também inglesa H.J. Mulliner.
Segundo publicações, Erasmo adquiriu o carro inglês de luxo em 1966 diretamente do primeiro proprietário - o ex-governador paulista Adhemar de Barros - por cerca de 22 milhões de cruzeiros ou aproximadamente R$ 450 mil nos dias de hoje.
Especialistas consultados por UOL Carros estimam que esse carro, em bom estado, hoje poderia ser vendido facilmente por mais de R$ 1 milhão - sem considerar seus ex-donos famosos ao arriscar um valor.
Carro foi capa de disco e tema de reportagens
Embora tenha ficado pouco tempo com o Rolls-Royce, o astro da Jovem Guarda usou fotos do possante para ilustrar a capa do álbum "Erasmo Carlos", de 1967, e até mencionou o veículo na autobiografia "Minha Fama de Mau", (Editora Objetiva, 2009).
"O carro era um barato, de cor grafite, extremamente silencioso, volante e câmbio do lado direito, persianas dobráveis, forro de tecido e farolões", descreve o eterno parceiro de Roberto Carlos.
No livro, Erasmo Carlos acrescenta que contratou um motorista chamado Sebastião para conduzi-lo no automóvel britânico, que necessariamente precisava estar familiarizado com a condução de carros de mão inglesa e "acostumado com o difícil trânsito paulista" - na ocasião, o artista, nascido na capital do Rio de Janeiro, morava na cidade de São Paulo.
"Imediatamente incorporei ao terno e gravata do Tião um estiloso chapéu preto de caubói, que era o principal lançamento da minha grife Tremendão. Então, carregando o cachorro Brasinha, mascote da Jovem Guarda, fomos conferir 'in loco' os agitos de Sampa".
O cantor também conta na autobiografia que, naquele tempo, surgiram boatos, segundo ele infundados, de que a Rolls-Royce o estaria processando por supostamente "depreciar" a tradicional marca ao transportar animais com um motorista usando chapéu chamativo.
"Tudo mentira, enquanto em Londres John Lennon desmistificava o seu [Rolls-Royce], pintando-o com motivos psicodélicos".
Para saber mais sobre o primeiro carrão de Erasmo Carlos, conversamos com Alexandre Galindo, pesquisador especializado na montadora inglesa.
De acordo com Galindo, embora o Silver Wraith do Tremendão tenha sido registrado em 1950, o Rolls é do modelo 1948 e foi encomendado em Londres pessoalmente por Adhemar de Barros, que comprou o carro zero-quilômetro e o trouxe ao Brasil.
Galindo prossegue, dizendo que o atual proprietário adquiriu o veículo em 1970 diretamente de Erasmo Carlos - portanto, seria apenas o terceiro dono.
"Esse carro tem cabine do motorista com teto removível e todos os detalhes foram escolhidos pessoalmente pelo ex-governador. Até onde eu sei, esse exemplar tem bastante originalidade e teria passado apenas por reparos pontuais - considerando que se trata de um carro fabricado há quase 75 anos.
O especialista destaca que o Silver Wraith de Erasmo tem apenas outro exemplar "gêmeo" no Brasil, com a mesma configuração de carroceria e itens opcionais.
'Carro do amor'
Sabemos que o Silver Wraith já pegou bastante no batente desde 1970 e até alguns anos atrás era bastante requisitado para aluguel em cerimônias de casamento - daí o "carro do amor" do título desta reportagem.
Além de ser disponibilizado para aluguel diretamente pelo próprio dono, o Rolls também foi alugado para casamentos pela empresa do colecionador Dante Forestieri, também recentemente falecido.
"É um carro que nunca nos deixou na mão. Esse carro andou, fez casamento para caramba, era bastante requisitado", relembra o empresário Léo Forestieri, filho de Dante.
Para os curiosos sobre dados técnicos, Alexandre Galindo traz as informações básicas: o Silver Wriath que um dia pertenceu ao Tremendão traz sob o capô motor de seis cilindros em linha com 4.257 cm³, equipado com carburador da Stromberg.
O câmbio manual tem quatro marchas, enquanto os freios dianteiros têm assistência hidráulica - os traseiros são acionados por varão.
Para proporcionar o conforto esperado em um Rolls, o modelo traz amortecedores hidráulicos nas quatro rodas.
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