Como Lima Duarte já rodou 1 milhão de km com picape que ganhou em novela
Há mais de três décadas, Lima Duarte mantém uma joia automotiva que tem muita história para contar e até apareceu em novela.
Há poucos dias, o intérprete de personagens marcantes da TV e do cinema mostrou aos seus seguidores nas redes sociais seu xodó: uma picape Ford F-1000 1986 que o ator diz ter usado em "Roque Santeiro", trama exibida na TV Globo entre junho de 1985 e fevereiro do ano seguinte.
Na trama, ele deu vida a Sinhozinho Malta, fazendeiro que teve um triângulo amoroso com Porcina (Regina Duarte) e o personagem que deu nome ao folhetim, interpretado por José Wilker.
"Essa caminhonete era do Sinhozinho Malta. Estou certo ou estou errado?", diz o ator de 92 anos em vídeo publicado no Instagram e no TikTok, com o utilitário ao fundo.
Ele repete o bordão que ajudou a tornar seu personagem famoso na década de 1980.
Aparentemente, a gravação aconteceu no sítio onde mora Lima Duarte, no interior de São Paulo.
"Quando terminou a novela, a Ford meu deu a caminhonete. Eu mantenho ela aqui entre as árvores, pois fica mais solene", explica o artista.
Para a surpresa de muitos fãs, Duarte acrescenta que sua F-1000 já rodou mais de 1 milhão de km "sem mexer no motor":
"Não estou fazendo propaganda, até mesmo porque a MWM faliu", destaca, referindo-se à fabricante do propulsor de quatro cilindros a diesel da picape, capaz de render cerca de 85 cv.
Na verdade, a empresa acaba de ser adquirida pela multinacional brasileira Tupy por R$ 855 milhões.
O ator deixa claro que, para atingir tamanha quilometragem ao longo dos últimos 36 anos, viajou bastante ao volante da sua F-1000.
Não sabemos quantos quilômetros marcava o hodômetro quando o veículo passou para as mãos do seu atual dono - muito provavelmente, bem poucos.
"Só a Manaus [AM] eu fui duas vezes, eu e o Armando Bogus [o Zé das Medalhas de 'Roque Santeiro', que faleceu em 1993, aos 63 anos]".
A Ford do Brasil não perdeu tempo e comentou a publicação no Instagram.
"Entre as árvores ela está realmente mais solene, Lima Duarte! Mais de um milhão de quilômetros não é para qualquer um, hein? Que demais essa parceria de longa data, sem dúvidas tem muita história e aventura a bordo da caminhonete do Sinhozinho Malta", escreveu a montadora.
Picape aparece diferente em 'Roque Santeiro'
Na novela global, Sinhozinho Malta usava uma limusine Ford Galaxie Landau com chifres no capô e a F-1000.
Contudo, quem acompanhou a trama poderá recordar que a picape do personagem tem cabine simples e aparência original, trazendo grade com detalhes cromados.
A picape exibida por Lima Duarte nas redes tem cabine dupla, apesar das duas portas, dianteira diferente e outra cor de carroceria: azul, enquanto em "Roque Santeiro" o utilitário aparece com pintura cinza.
Reportagem veiculada pela TV Globo veiculada em dezembro de 2012 mostra a F-1000 com o mesmo visual que tem hoje e explica o que aconteceu.
Na verdade, o utilitário ganhou nova cor, cabine mais espaçosa e outra dianteira por encomenda do artista após o término da novela.
O trabalho foi executado pela Souza Ramos, hoje representante oficial da Mitsubishi no Brasil e que na época era revendedora Ford especializada em modificar carros e utilitários da marca norte-americana - daí as iniciais "SR" na grade do motor.
UOL Carros pediu entrevista com Duarte para saber mais detalhes da picape, mas ainda não obteve retorno da equipe do ator.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.