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Elétrico mais barato da JAC zera em crash test; Sportage leva 3 estrelas

Do UOL, em São Paulo

13/12/2022 12h28

O JAC E-JS1 EXT, terceiro carro elétrico mais barato do Brasil, zerou no teste de colisão realizado pelo Latin NCap, entidade que analisa a segurança dos veículos. O modelo, que foi desenvolvido em conjunto com a Volkswagen, expôs os bonecos de testes mais do que deveria.

A estrutura não apresenta rigidez o bastante para isolá-los com segurança das partes do próprio carro, que avançaram para o interior com a força do impacto. Com isso, foi classificado com 0% de segurança para o condutor, 6,34% para crianças no banco de trás, 20% para pedestres e oferece 7% de assistências de segurança.

No resultado oficial do órgão, é descrito que "no impacto frontal, a proteção oferecida à cabeça do motorista foi adequada e o pescoço ficou boa. O pescoço e a cabeça do passageiro receberam boa proteção. A proteção proporcionada ao tórax do motorista foi pobre, enquanto a proteção ao peito do passageiro foi adequada".

"Os joelhos do motorista receberam proteção marginal e fraco, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel, os joelhos dos passageiros receberam proteção marginal. As canelas do motorista e do passageiro receberam proteção boa e adequada. A área dos pés foi considerada instável. A estrutura do habitáculo foi considerada instável".

"No impacto lateral, a cabeça e a pelve obtiveram boa proteção, enquanto o tórax e abdômen tem proteção fraca. O veículo não atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro".

O subcompacto é fruto de uma parceria entre a marca alemã e a JAC. Em dezembro de 2020, a VW comprou parte da marca chinesa para desenvolver carros elétricos no mercado local. Isso resultou em uma marca chamada Sol, que deu origem ao E-JS1. No Brasil, é vendido como JAC.

O modelo usa apenas o chassis e a carroceria da própria marca, derivado do J2, vendido entre 2012 e 2016. A Volkswagen foi responsável mais pela calibração da suspensão, interior, dinâmica, acabamentos, entre outras partes.

Kia Sportage tira nota 3

Kia Sportage - Divulgação - Divulgação
Kia Sportage
Imagem: Divulgação

O relatório do Latin NCap para o SUV sul-coreano foi: "impacto frontal: a proteção oferecida à cabeça e pescoço do motorista e do passageiro foi boa. A proteção proporcionada ao peito do motorista foi adequada e a do peito do passageiro foi boa".

"Os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção marginal, pois podem impactar com estruturas perigosas atrás do painel. As tíbias do motorista apresentaram proteção adequada e boa, enquanto as do passageiro ganharam boa proteção. A área dos pés foi considerada estável. A estrutura do habitáculo foi considerada estável".

"Impacto lateral: a cabeça, a pélvis, o peito e o abdômen receberam uma boa proteção. Impacto Lateral de Poste: a proteção oferecida à cabeça e à pélvis foi boa, o abdômen recebeu proteção adequada e o tórax, marginal".

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