Carros brasileiros viram joias cobiçadas nos EUA e ofuscam até Ferrari
Carros antigos brasileiros, especialmente modelos da Volkswagen com motor refrigerado a ar como Fusca, Kombi e Brasília, viraram produto de exportação, com preços em disparada desde o início da pandemia do coronavírus.
Com a desvalorização do real frente ao dólar e ao euro, exemplares originais e em bom estado de conservação facilmente têm passado da casa dos R$ 200 mil, vendidos a colecionadores dos Estados Unidos e da Europa.
Morador de Orlando, na Flórida (EUA), desde 1997 um empresário paulista tem seguido o mesmo caminho de entusiastas estrangeiros: ele importa automóveis do Brasil e hoje tem cerca de 25 carros clássicos nacionais.
Dono de sete unidades do brasileiríssimo VW SP2, o administrador de empresas Carlos Alberto Calçada Bastos, de 69 anos, ofusca máquinas de marcas como Ferrari e Lamborghini em exposições e eventos automotivos nos Estados Unidos - nos quais seus carros costumam ser premiados.
Sua coleção também é formada por modelos fora de série com motor Volkswagen a ar e carroceria de fibra de vidro, como Puma, Miura e Bianco S - carros muito raros e que também têm mercado e alta valorização no país da América do Norte.
"Desde criança, sempre gostei de tudo que tenha motor, mas minha predileção é por esportivos brasileiros lançados na década de 1980. Neles, você sente mais o carro, pois não tem direção hidráulica nem freio assistido", diz Bastos.
Bianco S melhor do que Ferrari?
Dono de uma Ferrari 599 GTB, moderna e equipada com motor V12, o administrador diz gostar mais de dirigir um dos seus Bianco S com motor VW 1600 do que o cupê da famosa e cara marca italiana.
Criado no Brasil por Toni Bianco, o esportivo nacional que traz o sobrenome do projetista italiano pode facilmente custar mais do que R$ 160 mil.
"Bianco, Puma e Miura são carros raríssimos e despertam muita curiosidade nos Estados Unidos. Meus fora de série com carroceria de fibra de vidro e motor de Fusca costumam chamar mais a atenção do que Ferrari e outras marcas consagradas nos eventos".
Com a ajuda de seu filho Daniel, formado em mecânica, Carlos Alberto mantém ele mesmo os automóveis da coleção na oficina que ele montou na própria casa e diz rodar regularmente com seus esportivos brasileiros - o empresário afirma já ter rodado quase 400 km em um dia com uma de suas joias.
Considerado por muitos especialistas o Volkswagen mais bonito de todos os tempos, o SP2 também tem lugar especial na coleção de Bastos.
VW SP2 ofusca McLaren
Com pouco mais de 10 mil unidades fabricadas entre 1972 e 1976, o belo cupê só existiu no Brasil e tem até um exemplar guardado no museu da Volks em Wolfsburg, na Alemanha.
Originais, um SP2 laranja 1975 e outro bege 1974 do administrador já foram premiados em exposições nos Estados Unidos - conta o empresário, orgulhoso.
"Em um desses eventos, o organizador colocou meu SP2 no melhor lugar da feira. No fim do encontro, todo mundo ficou tirando fotos do Volkswagen. Teve gente que virou a cabeça para admirar o SP2 saindo e ignorou uma McLaren logo ao lado", relembra Carlos Alberto.
Ele afirma ter adquirido todos os automóveis nacionais no Brasil, com exceção de um Puma, comprado já nos EUA.
Eles chegaram à América do Norte como carros de coleção e foram registrados e emplacados para rodar em sua nova casa.
Muitos ainda trazem a placa dianteira brasileira - Carlos explica que, pelo menos na Flórida, apenas a chapa traseira é obrigatória e deve trazer o padrão norte-americano.
Na frente, qualquer placa pode ser usada, com finalidade decorativa.
O colecionar conclui, dizendo que volta e meia recebe sondagens e propostas para vender seus esportivos, o que ele não pretende fazer.
"Muita gente importa carros brasileiros como VW Brasília e SP2 para revendê-los aqui, nos Estados Unidos. Volta e meia surge alguém especulando preço de determinado carro da minha coleção, mas não pretendo fechar negócio".
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.