Rolls-Royce do 007: como o carro de James Bond virou relíquia no Brasil
Conhecida por fabricar carros extremamente luxuosos, a britânica Rolls-Royce tem pouco mais de 320 exemplares registrados no Brasil.
Um dos mais raros do país tem muita história para contar: já apareceu em filme de James Bond, foi tietado por Pelé, protagonizou a abertura de programa da TV Globo e até ganhou uma miniatura colecionável.
Trata-se de um Rolls-Royce Silver Shadow Long Wheelbase 1974, que pode ser visto no longa-metragem "007 contra o Foguete da Morte", de 1979. O filme teve cenas gravadas no Rio de Janeiro com o ator Roger Moore, então intérprete do famoso espião, sentado no banco traseiro.
Segundo reportagens da época, logo após desembarcar no Aeroporto do Galeão, o ator inglês tratou de vestir o figurino de Bond, entrou no Rolls e já gravou trechos do longa na Avenida Atlântica, em Copacabana.
"Esse Silver Shadow foi emprestado pelo empresário Alfredo Saad, então dono do carro. Quem dirige o veículo no filme, inclusive, é o motorista particular de Saad", conta Alexandre Galindo, pesquisador especializado na Rolls-Royce.
Segundo ele, a escolha dessa unidade específica para a produção cinematográfica não aconteceu por acaso: trata-se do único Silver Shadow que entrou zero-quilômetro no Brasil, o que fez dele uma espécie de celebridade sobre rodas na década de 1970.
De fato, o automóvel apareceu em muitos jornais e revistas, que destacavam sua exclusividade e luxo, bem como o preço para poucos.
Preço milionário
Conforme publicações, o Rolls-Royce desembarcou de navio no Rio de Janeiro em meados de 1974, após ser adquirido pelo comerciante sírio Abdala Gaid, morador de Salvador (BA), por 850 mil cruzeiros - dinheiro equivalente a R$ 3,96 milhões na atualidade e que seria suficiente para comprar 44 unidades do Volkswagen Fusca.
"O Abdala ficou com o carro durante apenas um ano, foi uma superexposição. Naquele tempo, quase não havia automóveis Rolls-Royce no Brasil e ele apareceu na Bahia com um novinho. Esse veículo foi mencionado em cerca de dez revistas e jornais naquela época".
Tietado por Pelé e destaque na Globo
Foi então que Saad, originário da capital baiana, adquiriu o carrão e ficou com ele até 1983, afirma Galindo. Amigo pessoal de Pelé, o empresário aparece ao lado do ex-craque de futebol em frente ao famoso veículo em uma fotografia.
A foto saiu na edição do "Jornal dos Sports" publicada em 13 de outubro de 1976, segundo a qual Alfredo Saad era dono de uma cobertura no Rio de Janeiro onde o ex-jogador ficou hospedado.
A publicação acrescenta que o próprio Pelé já tinha emprestado seu carro e cedido seu motorista pessoal a Saad quando o empreendedor esteve nos Estados Unidos, onde o ex-atleta jogava.
Nos anos seguintes, o Silver Shadow 1974 trocou outras vezes de dono e não abandonou sua veia midiática.
Ele pode ser visto na abertura do programa humorístico "Planeta dos Homens" (TV Globo), exibido de 1976 a 1982, onde a icônica estatueta no capô se transforma em uma mulher seminua - graças aos ainda precários efeitos especiais daquele tempo.
O automóvel também aparece no filme brasileiro "Profissão Mulher" (1982), com os atores Cláudio Marzo, Lady Francisco, Simone Carvalho e Wilma Dias.
Rolls-Royce novo em folha
Alexandre Galindo conta que o veículo histórico hoje pertence ao colecionador José Eduardo Alves, morador de Porto Alegre (RS), e passa por uma cuidadosa restauração, iniciada há cerca de quatro anos.
O trabalho minucioso é realizado pelo especialista Rafael de Castilho em uma oficina de Curitiba (PR) e está perto de ser concluído.
"O carro agora está aguardando vaga no tapeceiro, o que deve acontecer dentro de cerca de três meses", diz o pesquisador.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.