DRL: o que é a luz diurna que libera motorista de ligar farol na estrada
As mudanças na lei do farol baixo trouxeram dúvidas sobre o que seria a luz de condução diurna (DRL), que pode ser utilizada como iluminação dos veículos durante o dia em rodovias conforme a Lei 14.071/2020, que entrou em vigor em abril de 2021.
Como funciona o DRL: o UOL Carros explica abaixo quais são os veículos que contêm essa tecnologia e em que situações ele deve ser utilizado.
O que é o DRL?
Sigla para "Daytime Running Lights" (ou "luzes diurnas de rodagem", em tradução mais literal), o recurso está entre as tecnologias mais recentes associadas aos faróis dos carros. São luzes (de LED, na grande maioria das vezes) que se mantêm acesas mesmo quando o seletor de acendimento dos faróis está selecionado no "desligado".
- Ao contrário do que se imagina, a tecnologia surgiu na década de 70 e começou a ser mais utilizada na de 90 pelo mercado norte-americano
- Versões de topo de carros mais baratos e todas as de veículos premium já têm o recurso.
- Carros com DRL estão desobrigados a acender o farol baixo em qualquer rodovia durante o dia.
- Não exclui a necessidade do farol ao anoitecer ou em ambientes pouco iluminados, algo que ainda gera multa.
- É associado com o desenho do carro, uma vez que as luzes DRL compõem o visual da dianteira
Onde é necessário farol baixo ou DRL?
Rodovias de pista simples que não trazem divisão física. Nelas, a separação das faixas é feita mediante sinalização horizontal - ou seja, linha amarela onde há fluxo oposto de veículos e linha branca quando o tráfego acontece no mesmo sentido.
"Essa linha pode ser contínua, indicando ultrapassagem proibida, ou segmentada, nos trechos onde é permitido ultrapassar", explica Marco Fabrício Vieira, advogado, escritor e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Onde não é mais necessário ligar o farol
"A rodovia de pista dupla é aquela em que há uma separação física entre as pistas, que pode ser uma defensa, um guard-rail, um canteiro central ou qualquer outro elemento físico de engenharia que impeça os veículos de uma pista de manter contato com a outra pista", acrescenta o especialista, que também integra o Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo).
A ativação do farol baixo continua obrigatória durante a noite, em qualquer tipo de pista e para todos os veículos - independentemente de trazer o DRL. "Se estiver queimado, não adianta usar o alto para escapar da fiscalização em rodovias de pista simples", complementa.
E se meu carro não tiver DRL?
Os que não tiverem o equipamento deverão manter os faróis acesos, mesmo durante o dia, nas rodovias de pista simples. Quem desobedecer, leva multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.