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Febre da caçamba: por que picape virou galinha dos ovos de ouro no Brasil

Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil por dois anos seguidos; montadoras preparam enxurrada de lançamentos para 2023 - Divulgação
Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil por dois anos seguidos; montadoras preparam enxurrada de lançamentos para 2023 Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/01/2023 04h00

Pelo segundo ano consecutivo, a Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil: com 112.456 emplacamentos em 2022, ela ficou à frente de automóveis de sucesso como Hyundai HB20 (96.255) e Chevrolet Onix (85.252) - respectivamente, segundo e terceiro colocados no ranking geral.

O bom desempenho da Strada não é um exemplo solitário. Definitivamente, as picapes caíram no gosto do consumidor brasileiro e outras duas representantes da categoria fecharam o ano passado entre os 20 modelos mais emplacados: Fiat Toro, em 16º lugar, com 49.567 vendas; e Toyota Hilux, em 17º, com 48.606.

Prova de que as picapes viraram a "galinha dos ovos de ouro" das montadoras em nosso País é a enxurrada de lançamentos de diferentes marcas prevista para 2023: a nova Chevrolet Montana, que já está em pré-venda, e a futura e inédita picape média da Fiat são alguns exemplos.

UOL Carros conversou com Cassio Pagliarini, sócio da consultora Bright Consulting e ex-executivo de marcas como Ford, Renault e Hyundai, para esclarecer por que as picapes estão em alta no mercado brasileiro e viraram queridinhas dos consumidores.

As picapes de cabine dupla e quatro portas hoje são os novos SUVs no Brasil, atraindo clientes de utilitários esportivos em busca de algo diferente, unindo o conforto e os equipamentos de carros de passeio com a versatilidade de veículos com caçamba" Cassio Pagliarini, sócio da consultoria Bright Consulting

Em seguida, o especialista aponta outros fatores que justificam essa verdadeira "febre da caçamba".

Picapes são mais versáteis

  • Os SUVs são a categoria de veículo que mais cresce, mas a maioria das opções tem um ponto fraco
  • O maior "pênalti" dos SUVs é a capacidade do porta-malas, em média menor do que a de sedãs
  • As picapes, com sua caçamba, solucionam esse problema, pois podem levar objetos bem mais volumosos e pesados
  • Além disso, podem trazer quatro portas e ajuste de suspensões mais próximo daquele de carros de passeio

A nova Fiat Strada e a Toro, antes dela, foram a forma de a Fiat buscar compradores de SUVs sem ter ainda um produto nessa categoria, pois Pulse e Fastback ainda não haviam sido lançados. O sucesso das picapes da Fiat tem sido enorme" Cassio Pagliarini

Picapes são mais baratas

  • Além da versatilidade mencionada acima, as picapes com chassi monobloco, derivadas de carros de passeio, têm preço médio mais baixo
  • A Fiat Toro, por exemplo, custa menos do que versões equivalentes em conteúdo do Jeep Renegade, com o qual divide plataforma
  • Segundo Cassio Pagliarini, uma das razões para tal é tributária
  • O consultor explica que hoje as picapes têm IPI menor do que o cobrado em carros de passeio com motor 1.0
  • Independente da motorização, o IPI de picapes está fixado em 5,2%
  • O IPI de carros 1.0, por sua vez, é de 5,27%

Picapes têm motor mais potente

Fiat Toro - Divulgação - Divulgação
Picape com alma de SUV, Fiat Toro faz bastante sucesso e inspirou fortemente a nova e atual geração da Strada
Imagem: Divulgação
  • Como também são veículos de carga, as picapes trazem motorização forte até nas versões de entrada
  • Mesmo potentes, não custam tanto quanto carros de passeio da mesma marca e com o mesmo propulsor
  • Isso é possível justamente por causa da alíquota de IPI independente da cilindrada

O Chevrolet Tracker 1.2 turbo recolhe 9,78% de IPI, contra 5,27% nas versões 1.0, também turbinadas. No caso da Montana, que estreia apenas com motorização 1.2, o IPI é de 5,2%" Cassio Pagliarini

Picapes dão mais lucro às montadoras

  • Segundo Pagliarini, as picapes têm menos descontos das respectivas montadoras, graças à demanda aquecida
  • Por essa razão, proporcionam margem maior, em média
  • Também são mais lucrativas devido ao preço inicial mais alto na comparação com hatches compactos, com maior volume de vendas

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