Por que Corolla reina entre sedãs e vende mais que SUVs até dentro de casa
Não é segredo que os SUVs cada vez mais têm crescido na preferência dos consumidores, enquanto a demanda por sedãs, especialmente os médios, tem diminuído.
Sedã mais vendido do Brasil em 2022, com 42.887 emplacamentos, o Toyota Corolla parece estar alheio a essa tendência e fechou o ano passado à frente de utilitários esportivos como Volkswagen Nivus (39.463), Nissan Kicks (38.983) e Renault Duster (22.690).
Por margem mais apertada, o Corolla também venceu a disputa caseira com o Corolla Cross, sua versão SUV, que encerrou 2022 com 42.506 exemplares emplacados.
Em 2021, quando o Cross foi lançado, em março daquele ano, a vitória também foi do sedã, considerando a disputa com o "irmão" mais alto: 41.891 contra 34.249 unidades comercializadas.
Quando falamos apenas de sedãs médios, o reinado do Corolla é ainda mais evidente: o modelo da Toyota encerrou o ano passado com nada menos do que 74,83% de participação de mercado, com vendas muito superiores às dos seus poucos rivais remanescentes.
Ou seja: o lançamento do Corolla Cross foi um gol de placa da Toyota. É fato que parte das vendas do sedã foi "canibalizada" pelo Corolla SUV, mas muito menos do que o esperado por especialistas do setor automotivo.
Na verdade, a maior parte das vendas do Cross hoje vem de clientes ou possíveis compradores de outros utilitários esportivos de porte médio.
Assim, hoje a marca japonesa mantém o sedã relevante e lucrativo e, ao mesmo tempo, agrega mais faturamento com o SUV do Corolla.
Hoje, após o lançamento do Corolla Cross, a Toyota encerrou 2022 como a quinta montadora em vendas de automóveis, logo atrás da Hyundai, e tem o maior tíquete médio da indústria automotiva nacional" Cassio Pagliarini, sócio da consultoria Bright Consulting
Por que o Corolla faz tanto sucesso?
Para responder a essa pergunta, UOL Carros conversou com Cassio Pagliarini, ex-executivo de marcas como Renault, Ford e Hyundai e hoje sócio da consultoria Bright Consulting.
Ele aponta as principais razões.
Falta de concorrentes
- Considerando os sedãs médios, o Corolla reina quase solitário
- Seu principal concorrente, o Honda Civic saiu de linha no ano passado e vai retornar importado e, provavelmente, mais caro
- Outros rivais, literalmente, desistiram da disputa
- A Volkswagen deixou de oferecer versões 1.4 turbo do Jetta, hoje vendido apenas na versão de topo GLI, com propulsor 2.0 turbinado
- O sedã médio da VW teve apenas 548 emplacamentos em 2022
- A Nissan deixou de importar o Sentra do México, que volta em 2023 com nova geração
- O Chevrolet Cruze Sedan, segundo colocado da categoria, fechou o ano bem atrás do Corolla, somando 8.517 unidades comercializadas
- Além disso, o sedã da General Motors já se encaminha para a aposentadoria e não traz atualizações relevantes há alguns anos
Vantagens do Corolla frente ao Corolla Cross
- Pagliarini destaca que os sedãs médios e compactos ainda têm clientes fiéis
- Dentro da Toyota, muitos ainda preferem o Corolla sedã
- Essa preferência vai além de fatores como estilo e dirigibilidade
- As versões de três volumes do Corolla têm vantagens objetivas
- O sedã tem porta-malas maior: 470 contra 440 litros do Corolla Cross
- Além disso, o Corolla sedã traz suspensão traseira independente, contra eixo de torção no Cross
- O sedã tem freio de estacionamento mecânico, por alavanca, o que realmente deixa a desejar
- Só que no Corolla SUV o item é pior, acionado por meio de um pedal
- O sedã também traz acabamento interno mais caprichado
- Para completar, as versões com carroceria de três volumes são um pouco mais leves e andam um pouco mais, já que compartilham motor e transmissão
Corolla vai mudar em 2023
- O Corolla é tão importante para a Toyota no Brasil que receberá neste ano uma série de atualizações no País
- Essas mofificações serão implementadas por meio de investimento de R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba (SP)
- Geração atual foi lançada no Brasil em 2019
- O Corolla terá mudanças sutis no visual, que devem repetir a atualização aplicada no sedã vendido na Europa
- Versão híbrida flex ficará mais potente
- Corolla também vai estrear no Brasil em 2023 inédita versão GR, que virá importada e terá mais de 300 cv de potência
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.