Topo

Por que Corolla reina entre sedãs e vende mais que SUVs até dentro de casa

Atual geração do Corolla foi lançada no Brasil em 2019 e reforçou liderança absoluta entre os sedãs médios no País - Divulgação
Atual geração do Corolla foi lançada no Brasil em 2019 e reforçou liderança absoluta entre os sedãs médios no País Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/01/2023 04h00

Não é segredo que os SUVs cada vez mais têm crescido na preferência dos consumidores, enquanto a demanda por sedãs, especialmente os médios, tem diminuído.

Sedã mais vendido do Brasil em 2022, com 42.887 emplacamentos, o Toyota Corolla parece estar alheio a essa tendência e fechou o ano passado à frente de utilitários esportivos como Volkswagen Nivus (39.463), Nissan Kicks (38.983) e Renault Duster (22.690).

Por margem mais apertada, o Corolla também venceu a disputa caseira com o Corolla Cross, sua versão SUV, que encerrou 2022 com 42.506 exemplares emplacados.

Em 2021, quando o Cross foi lançado, em março daquele ano, a vitória também foi do sedã, considerando a disputa com o "irmão" mais alto: 41.891 contra 34.249 unidades comercializadas.

Quando falamos apenas de sedãs médios, o reinado do Corolla é ainda mais evidente: o modelo da Toyota encerrou o ano passado com nada menos do que 74,83% de participação de mercado, com vendas muito superiores às dos seus poucos rivais remanescentes.

Ou seja: o lançamento do Corolla Cross foi um gol de placa da Toyota. É fato que parte das vendas do sedã foi "canibalizada" pelo Corolla SUV, mas muito menos do que o esperado por especialistas do setor automotivo.

Na verdade, a maior parte das vendas do Cross hoje vem de clientes ou possíveis compradores de outros utilitários esportivos de porte médio.

Assim, hoje a marca japonesa mantém o sedã relevante e lucrativo e, ao mesmo tempo, agrega mais faturamento com o SUV do Corolla.

Hoje, após o lançamento do Corolla Cross, a Toyota encerrou 2022 como a quinta montadora em vendas de automóveis, logo atrás da Hyundai, e tem o maior tíquete médio da indústria automotiva nacional" Cassio Pagliarini, sócio da consultoria Bright Consulting

Por que o Corolla faz tanto sucesso?

Para responder a essa pergunta, UOL Carros conversou com Cassio Pagliarini, ex-executivo de marcas como Renault, Ford e Hyundai e hoje sócio da consultoria Bright Consulting.
Ele aponta as principais razões.

Falta de concorrentes

  • Considerando os sedãs médios, o Corolla reina quase solitário
  • Seu principal concorrente, o Honda Civic saiu de linha no ano passado e vai retornar importado e, provavelmente, mais caro
  • Outros rivais, literalmente, desistiram da disputa
  • A Volkswagen deixou de oferecer versões 1.4 turbo do Jetta, hoje vendido apenas na versão de topo GLI, com propulsor 2.0 turbinado
  • O sedã médio da VW teve apenas 548 emplacamentos em 2022
  • A Nissan deixou de importar o Sentra do México, que volta em 2023 com nova geração
  • O Chevrolet Cruze Sedan, segundo colocado da categoria, fechou o ano bem atrás do Corolla, somando 8.517 unidades comercializadas
  • Além disso, o sedã da General Motors já se encaminha para a aposentadoria e não traz atualizações relevantes há alguns anos

Vantagens do Corolla frente ao Corolla Cross

Toyota Corolla Cross vende bem no Brasil e é um pouco menos sofisticado do que a sua variante sedã - Rafael Borges/UOL - Rafael Borges/UOL
Toyota Corolla Cross vende bem no Brasil e é um pouco menos sofisticado do que a sua variante sedã
Imagem: Rafael Borges/UOL
  • Pagliarini destaca que os sedãs médios e compactos ainda têm clientes fiéis
  • Dentro da Toyota, muitos ainda preferem o Corolla sedã
  • Essa preferência vai além de fatores como estilo e dirigibilidade
  • As versões de três volumes do Corolla têm vantagens objetivas
  • O sedã tem porta-malas maior: 470 contra 440 litros do Corolla Cross
  • Além disso, o Corolla sedã traz suspensão traseira independente, contra eixo de torção no Cross
  • O sedã tem freio de estacionamento mecânico, por alavanca, o que realmente deixa a desejar
  • Só que no Corolla SUV o item é pior, acionado por meio de um pedal
  • O sedã também traz acabamento interno mais caprichado
  • Para completar, as versões com carroceria de três volumes são um pouco mais leves e andam um pouco mais, já que compartilham motor e transmissão

Corolla vai mudar em 2023

Novo Corolla europeu, apresentado em junho, antecipa a versão brasileira e traz poucas novidades no visual - Divulgação - Divulgação
Novo Corolla europeu, apresentado em junho de 2022, antecipa versão brasileira e traz poucas novidades no visual
Imagem: Divulgação

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.