BBB dos carros: como câmeras baratas ajudam a livrar de culpa no trânsito
Trânsito carregado, ruas mal planejadas e buracos nas vias são apenas alguns dos pesadelos dos motoristas no Brasil. Tudo acaba contribuindo para as ocorrências dos acidentes de trânsito, que são (e sempre foram) muito elevados. A boa notícia é que a tecnologia está aí para ajudar. Já pensou em colocar uma câmera para registrar tudo, na intenção de se proteger de culpa?
A chamada câmera veicular é item comum em países da Europa e nos EUA. No Brasil, pode ser encontrada em uma grande faixa de preços. Ao contrário dos celulares, são pensadas para serem fixadas no interior do carro e filmarem o exterior. As câmeras veiculares podem ter até recursos como estabilizadores de imagem, visão noturna, entre outros.
- Além da qualidade de imagem, capacidade de armazenamento varia entre os modelos.
- Maioria das câmeras não exigem a limpeza periódica do cartão de memória
- Mantém determinado tempo de gravação (umas mais, outras menos) e vai substituindo sempre os minutos de vídeo gravados mais antigos pelos novos.
Para que a câmera capture ao máximo o que está ao redor do carro, é preciso que ela tenha um bom eixo de rotação, ou campo de visão. Câmeras com maior qualidade também contam com bons sistemas de estabilização de imagens, para que a gravação não fique tremida.
O que dizem as leis?
A legislação de trânsito não é específica quanto ao uso das câmeras de segurança no interior do veículo. A princípio, não há restrições para o uso desse tipo de equipamento, desde que não cause prejuízo à dirigibilidade. Elas podem ajudar a esclarecer causas de acidentes no trânsito e também virar uma prova importante em recursos de multas, ações de indenização e criminais" Marco Fabrício Vieira, conselheiro do Cetran-SP e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran.
Apesar disso, Marco ressalta que ela não pode ser instalada nas áreas críticas do para-brisa de forma que atrapalhe a visibilidade do condutor. Além disso, não pode ser operada pelo condutor com o veículo em movimento, a exemplo do GPS e DVD.
Em trâmite na Câmara dos Deputados
- Projeto de lei (PL) 8376/2017: regulamenta a instalação de câmeras de segurança no transporte individual de passageiros (veículos de aplicativos).
- PL 3796/2020: torna obrigatória a instalação de câmeras de vigilância no interior de veículos dos órgãos de segurança pública em âmbito nacional.
Seguro fica mais barato?
"O mercado de seguros não tem incentivado nada neste sentido. Mas acredito que seja uma novidade bastante pertinente para o futuro do setor" Arthur Carvalho, Diretor de Operações e Sinistro da Youse
Ainda que, segundo Arthur, a utilização da câmera no para-brisa do carro não seja considerada na precificação do seguro (logo, não proporciona nenhum tipo de benefício ou economia para o segurado), afirma que "a tecnologia traz, de fato, proteções diversas para o cliente e, se popularizando pode ser muito positivo para gerar benefícios de redução para o custo do seguro".
"Pensando em futuro, com a integração destas câmeras aos sistemas da seguradora, podemos identificar acidentes ou panes no veículo antes mesmo do cliente entrar em contato com a seguradora, gerando um atendimento pró ativo, muito mais rápido e eficiente para nossos clientes", conclui o Diretor da Youse.
Por que é relevante ter câmera no carro com seguro
- Imagens gravadas de um acidente podem ser utilizadas como documento a ser fornecido para a seguradora para compor o processo de análise e aprovação do sinistro.
- Também podem ajudar seguradoras a identificar um terceiro responsável por causar o acidente de trânsito, gerando possibilidade de buscar ressarcir os custos gastos para indenizar o segurado ou reparar seu veículo e, assim, minimizar o aumento do custo do seguro.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.