Novos ônibus em SP: como serão os mais de mil modelos elétricos da cidade
Desde o dia 17 de novembro de 2022, a SPTrans proibiu que as empresas de transporte que operam na capital de SP adquiram ônibus que não funcionem com energia limpa. Isso as levou a encomendar 1.109 unidades com motor elétrico, que chegarão em lotes ao longo do ano e até 2024.
A iniciativa é do prefeito Ricardo Nunes, que traçou a meta de eletrificar 20% da frota (que totaliza 2.600 ônibus, aproximadamente). E cidades como Curitiba, Niterói (RJ), Recife e Salvador também já iniciaram planos de eletromobilidade, conforme carta divulgada pela ABVE (Associação Brasileira Veículos Elétricos).
Quem é a empresa que está por trás disso
- A fabricante que se beneficia da renovação da frota é a chinesa Higer Bus
- Foi criada em 1998 e tem uma receita anual de US$ 1,5 bilhão
- Conta com 4.000 funcionários, dos quais mais de 1.100 são profissionais e técnicos
- Tem capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, dos quais cerca de 30% são exportados para mais de 120 países.
- Já investiu 10 milhões de dólares (cerca de R$ 50 milhões) em um veículo especialmente para o Brasil.
- Além disso, vai investir US$ 50 milhões (aproximadamente R$ 260 milhões) em uma fábrica de ônibus elétricos na região de Pecém, em Fortaleza (CE).
- Para a empresa, o estado é um dos maiores polos de produção de tecnologias a hidrogênio, que também serão usadas em caminhões brasileiros, futuramente.
Identificamos o Brasil e a América do Sul como os maiores mercados no segmento de ônibus urbanos. Em seu plano de expansão, a Higer viu a oportunidade de entrar nesse negócio, principalmente com o projeto de eletrificação dos ônibus de São Paulo" Marcelo Barella, diretor geral da Higer Bus para América do Sul
Como são os ônibus
- Têm 12,2 metros de comprimento, 13,8 toneladas e capacidade para até 70 passageiros
- São equipados com piso baixo, suspensão a ar, ar-condicionado, carregadores USB para os passageiros e possibilidade de conexão à internet por meio de wi-fi para até 100 passageiros
- Autonomia chega a 270 km e tempo de recarga é de 3 horas
- Motorista conta com sete câmeras de monitoramento interno e externo, além de espelhos digitais GPS e telemetria online para o operador.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.