Civic x Corolla: veja onde a novidade da Honda ganha e perde do líder
Quase dois anos após sair de linha no Brasil, o Honda Civic volta ao país, agora importado da Tailândia e com nova geração. Com preço sugerido de R$ 244.900 para a única versão, o sedã médio traz mudanças no visual, mais equipamentos de segurança e tecnologia e muita economia de combustível.
Mas será que é páreo para a versão de topo do Corolla, a Altis Premium Hybrid? Numericamente, a resposta é sim. O Toyota é o principal rival do Honda de toda a história e há vários pontos que explicam isso. Para as atuais gerações, você poderá vê-los a seguir.
Corolla ganha em 4
- Preço: Corolla é R$ 54.310 mais barato, uma vez que custa a partir de R$ 190.590 na versão de topo Altis Premium Hybrid, ante R$ 244.900 do Civic, vendido em versão única.
- IPVA: considerando o valor venal de cada carro, o veterano é o mais acessível.
- Autonomia: ainda que o Civic seja mais econômico, a novidade tem 40 litros de tanque ante 43 litros do Corolla. É o suficiente para o veterano percorrer 770 km na cidade (732 km no Civic), bem como 662 km na estrada (e 636 km no Civic).
- Seguro: Corolla tem mais tempo de mercado, produção nacional (o Civic é importado), maior disponibilidade de peças de reposição e maior liquidez de mercado. São fatores que a seguradora leva em conta para a cotação.
Civic ganha em 6
- Desempenho: a Honda não divulga a aceleração até 100 km/h do Civic, mas confirma que executa na casa dos 7 s - contra 12 s do Corolla. Ainda que o peso seja 4 kg mais leve a favor do Toyota, este tem 122 cv e 14,5 kgfm (ante 184 cv e 32,1 kgfm do Civic).
- Consumo: segundo o Inmetro, o Civic faz 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. Corolla registra 17,9 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada.
- Espaço interno: tem 4,9 cm de comprimento, 2,2 cm de largura e 3,5 cm de distância entre-eixos a mais que o Corolla, além de 25 litros a mais de capacidade do porta-malas.
- Conforto: Tem assentos com estrutura antifadiga adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.
- Equipamentos: a mais do que o Corolla, o Civic tem saída de ar para o banco traseiro, banco do passageiro com ajuste elétrico, acionamento remoto do motor, freio de estacionamento elétrico e Auto Hold.
- Segurança: ainda que não tenha luz de neblina traseira e alarme antifurto volumétrico como o Corolla, traz itens ausentes no rival como monitoramento de pressão dos pneus, indicador de fadiga, alerta de ponto cego, assistência de chamada de emergência, assistência de recuperação da direção e vetorização de torque.
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