Raios fatais: como Sol faz o interior do carro chegar ao ponto de cozimento
Esta é a versão online da newsletter Carros do Futuro enviada hoje (25). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.
****
O Sol não é brincadeira. Para as pessoas, uma exposição mais prolongada e desprotegida pode até ser a causa para o desenvolvimento de câncer de pele. Nos carros, a estrela é responsável por ressecar, manchar, derreter e decompor materiais como plásticos, tecidos, couro e borrachas. Isso quando não afetam a pintura também, ou até mesmo aceleram o processo de delaminação nos vidros de carros blindados.
A luz solar é composta por raios infravermelhos (IR) e os raios ultravioleta (UV), que têm maior incidência entre 10h e 16h. Especialmente os raios UV geram energia com capacidade de separar moléculas e acelerar o envelhecimento de componentes orgânicos, como plásticos, fibras sintéticas e tintas.
Mais importante do que os itens que compõem o carro em si, são crianças, idosos e animais. Jamais se deve deixá-los no carro fechado e desacompanhados de alguém que possa, pelo menos, abrir as portas para deixar o calor retido escapar. Se materiais orgânicos e sintéticos do carro podem ser literalmente cozidos, nós também.
O calor retido no interior do carro é comparável ao de um forno. Há vários vídeos circulando na internet de chefs que fazem experimentos culinários em carros fechados, estacionados em lugares quentes e ensolarados. Isso porque a estufa no interior do veículo chega a atingir o ponto de cocção dos alimentos (acima dos 75ºC)" Rodrigo Macêdo, chef culinário e sócio da Montmarttre
Como proteger o carro
Alexandre Barros Pinho, proprietário da oficina de funilaria e mecânica WTC Express, explica os efeitos nocivos dos raios de Sol para os carros e separa dicas importantes para evitar danos aos materiais do veículo.
- Pintura acaba queimando. Pior ainda é se o carro é mantido sujo. A temperatura faz o poro da pintura abrir e isso puxa a sujeira para dentro, contaminando-a. Não dá para limpar com lavagem, só com lixamento.
- Os painéis de plástico e as borrachas geralmente são os que mais sofrem com o Sol. Trinca e resseca. Não há produto corretivo que seja tão eficaz para o restauro. Mas ainda é importante fazer uma revitalização com produtos próprios.
- Nunca utilize silicones nos plásticos, pois isso leva as partes plásticas a ficarem esbranquiçadas.
- Couro tem que sempre hidratar. Se não, com a agressão dos raios solares, fica duro, trincado e ressecado. O couro natural aguenta mais do que o sintético.
- Tecido amarela, pois queima. Não tem produto que resolva. É importante sempre estar lavando e higienizando.
- Fabricantes de carros não costumam especificar nos manuais dos usuários sobre aplicação de produtos em partes do interior, uma vez que as formulações que podem ser encontradas são as mais variadas.
- Excluindo a tentativa de tirar o carro de um local quente e ensolarado, o que é possível fazer é a colocação de placas refletivas nos vidros. O insulfilm também é muito importante para barrar a entrada dos raios nocivos.
- Capa automotiva também é uma boa ideia, mas tem que tomar cuidado, pois ela pode grudar no carro. Tem que ter uma capa com lã ou forração interna.
- É importante o carro estar sempre encerado, cristalizado ou vitrificado. Tem que fazer periodicamente.
- Farol e lanterna: importante passar uma cera protetora.
**********
UOL Carros recomenda
Cada um paga o seu: caminhão bate em helicóptero e causa acidente inusitado. Leia mais
Carro atingido por raio: por que ocupante não derreteu junto com o veículo. Leia mais
Bombou nas redes
Por que vídeo que ensina a tirar etanol da gasolina é péssimo exemplo. Leia mais
Agora a Nasa vem: carro apagado coloca criatividade do brasileiro à prova. Leia mais
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.