Topo

Rival do Uber promove leilão de corridas; veja como funciona e se compensa

João de Mari/UOL
Imagem: João de Mari/UOL

Do UOL, em São Paulo

27/01/2023 04h00

Enquanto Uber e 99 disputam clientes do jeito convencional, a InDrive colhe os frutos da sua estratégia diferente para as corridas de aplicativo. Segundo Thyerry Mendes, líder de equipe e aquisição de motoristas da empresa, no fechamento de 2022, a plataforma teve um aumento de 70% no número de corridas e 50% no número de motoristas cadastrados ante 2021. Mas quem são eles e o que têm feito?

O diferencial está na forma como funcionam as definições e as distribuições dos preços das corridas. No Uber e na 99, quem dá os preços são as plataformas. O cliente pode aceitar ou não. Em seguida, eles chegam para os motoristas, que também podem escolher se vale a pena aceitar ou recusar.

A InDrive, por sua vez, concede o poder dos lances pelas corridas aos clientes. O passageiro faz sua própria oferta para o motorista, podendo ser qualquer valor, independentemente do trajeto que percorrerá. O motorista pode topar ou não, com a possibilidade de, ainda, mandar uma contraproposta. É praticamente o mesmo esquema de um leilão.

O jeito de pedir corridas no InDrive é o cliente dar lances - DIvulgação - DIvulgação
O jeito de pedir corridas no InDriver é o cliente dar lances
Imagem: DIvulgação

Assim, é possível economizar mais (ao oferecer um valor mais baixo) ou agilizar o aceite dos motoristas (caso o cliente sugira um valor considerado mais elevado pelo trajeto).

Outro ponto curioso é que as duas rivais também acabam servindo como referência de preços, beneficiando a todos que utilizam a InDrive. Isso porque, antes de fazerem um lance, os clientes podem consultar o preço nas outras plataformas para definir o que poderá ser um valor junto ou um preço estratégico. Veja mais informações de como funciona o serviço:

  • Motorista fica com a maior parte do valor da corrida (90,5% para o condutor, e 9,5% para a empresa). Na Uber e na 99, por sua vez, a porcentagem retida pode chegar a até 40%.
  • O condutor não é penalizado se recusar corridas.
  • Se o preço sugerido pelo passageiro não agradar o condutor, este pode fazer uma contraproposta. Nessa hora, é possível analisar os dados principais do condutor.
  • Empresa oferece opções de transporte urbano (categorias viagem e comfort, com carros melhores e motoristas bem avaliados), entrega, frete (mercadorias acima de 20 kg) e interurbano (para transporte intermunicipal).
  • Motorista recebe o dinheiro integral do passageiro via pix, cartão de débito ou cartão de crédito, e o repasse para a plataforma é feito de forma pré-paga.
  • Antes de começar a receber pelas corridas, o condutor precisa fazer uma transferência para a plataforma. O valor é descontado aos poucos conforme o motorista recebe o dinheiro das viagens.
  • InDrive oferece um botão de pânico, que passageiro ou motorista podem acionar numa emergência, além de um recurso para compartilhar a localização da corrida para um parente.