Nissan Versa 2023: o que mudou no sedã compacto para encarar HB20 e Virtus
A Nissan enfrentou problemas de entrega do Versa, sedã compacto importado do México.
Por isso, o modelo estava em falta em concessionárias da marca japonesa.
Agora, a montadora informa que resolveu essa questão com a linha 2023, lançada recentemente.
De acordo com a Nissan, o Versa agora está disponível em 100% das revendas autorizadas no Brasil.
A montadora aproveitou a oportunidade para promover a avaliação da linha 2023 do modelo, o último com a atual "cara".
A Nissan confirma que o novo Versa, uma versão reestilizada do atual, vai ser lançado no mercado brasileiro. Porém, ainda não definiu quando. Isso deverá ocorrer no segundo semestre, já como linha 2024.
A mudança será bem-vinda.
Apesar de o Versa ser um caro que se destaca pela tecnologia, alguns de seus rivais passaram por mudanças importantes recentemente.
Dentre eles estão o Hyundai HB20S, renovado no ano passado, e o Volkswagen Virtus, atualizado neste mês.
Versões
Há algumas mudanças na lista de equipamentos das versões.
A mais importante está na topo de linha Exclusive, que passa a trazer carregador de smartphones por indução (sem fio)
Além disso, o Versa perdeu a configuração de entrada, Sense manual
Agora, são apenas três versões, todas com a transmissão CVT
A gama começa com o Versa Sense CVT, que tem preço sugerido de R$ 100.190
- Já sai de fábrica com seis air bags, ar-condicionado, controles de estabilidade e tração, retrovisores elétricos, chave presencial e sensor de estacionamento traseiro
- Na linha 2023, a Sense CVT passa a trazer itens como faróis de neblina e sinal de parada de frenagem de emergência
A versão intermediária é a Advance, por R$ 109.370
- Ela acrescenta central multimídia, câmera de ré, alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro e rodas de liga leve de 16 polegadas
A topo de linha é a Exclusive, com preço sugerido de R$ 121.690
- Além do carregador sem fio que é novidade na gama, o Versa Exclusive 2023 traz, ainda, bancos de couro sintético, também presente também nos painéis, câmeras 360 graus, alerta de tráfego cruzado, faróis de LEDs e rodas de 17polegadas
- O ar-condicionado é digital (uma zona de temperatura) nessa versão.
Espaço e porta-malas
- Com 4,50 metros de comprimento e 2,62 m de entre-eixos, o Versa se destaca pelo bom espaço interno no banco de trás
- As pernas de passageiros altos ficam bem acomodadas, assim como suas cabeças
- Isso porque o Versa tem teto mais alto do que da maioria dos modelos da sua categoria
- Além disso, dá para acomodar os pés sobre o túnel central comprido
- As pernas dos passageiros não ficam para cima, e quem viaja nessa parte do carro tem algum conforto
- O ponto negativo é a ausência de saída de ar-condicionado no banco de trás
- Para que os passageiros traseiros não fiquem com calor, os da frente terão de suportar a ventilação na máxima velocidade - e, eventualmente, vão passar frio
- O carro tem três entradas USB do tipo A.
- As do console central podem ser compartilhadas por quem vai na frente e atrás - se houver mais de dois ocupantes, será preciso negociar.
- A terceira, acima do carregador por indução (na versão avaliada, Exclusive), é também a porta de conexão para Android Auto e Apple CarPlay
- O porta-malas é o melhor da categoria: tem 480 litros mas, aqui, não é só a capacidade que conta
- Ele tem boca larga e é bem mais alto do que a média da concorrência, sejam sedãs compactos ou médios. Dá para acomodar muita bagagem no compartimento
Desempenho
- Mecanicamente, nada muda no Versa 2023, que é importado do México
- A suspensão é por eixo de torção na traseira, que traz freios a tambor
- O motor 1.6 aspirado de 114 cv e pouco mais de 15 mkgf a 4.000 rpm implora por uma atualização, ou uma total mudança
- No cenário em que a maior parte da concorrência já tem propulsores turbo - Onix Plus, HB20S e Virtus, dentre outros -, o 1.6 aspirado é um ponto negativo
- Esse motor ia bem no saudoso e levíssimo March com câmbio manual, mas não empolga no Kicks CVT
- No Versa, o desempenho fica entre o do hatch e o do SUV, mas não se destaca pela agilidade
- Para quem só roda na cidade e, quando cai na estrada, está sempre em pistas duplas, o sedã não desaponta
- Além de cumprir bem as acelerações mais leves e progressivas, é econômico - na estrada, com gasolina, faz 13,9 km/l
- O problema é para quem roda mais por pistas simples
- O Versa é lento em acelerações fortes, muitas vezes necessárias para fazer ultrapassagens
- Também não vai bem em subidas íngremes, especialmente se o carro estiver muito carregado
- Em contrapartida, oferece dirigibilidade muito bem afinada, com direção precisa e boas respostas em curvas.
- É também um carro confortável, com suspensão que filtra bem impactos com pisos imperfeitos
FICHA TÉCNICA
Preços: a partir de R$ 100.190
Motor: 1.6 flex, 4 cilindros
Câmbio: automático do tipo CVT, tração dianteira
Potência: 113 cv a 5.600 rpm
Torque: 15,3 kgfm a 4.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: não informada
Velocidade máxima: não informada
Dimensões: 4,49 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,47 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos
Peso: não informado
Porta-malas: 482 litros
Tanque: 41 litros
Consumo: 7,92 km/l (cidade) e 10,23 km/l (estrada) com etanol; 11,55 km/ (cidade) e 14,68 km/l (estrada) com gasolina
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