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Carro 2 em 1: juntar veículos cortados ao meio vira novo desafio nas redes

Dois carros unidos em um funcionam, um de cada lado - Reprodução / Top Gear BBC (S9E6 2007)
Dois carros unidos em um funcionam, um de cada lado Imagem: Reprodução / Top Gear BBC (S9E6 2007)

Do UOL, em São Paulo

12/02/2023 04h00

Têm circulado nas redes sociais vídeos de carros cortados ao meio que continuam rodando.

Até mesmo programas de TV têm feito ou já fizeram o "experimento".

Há, ainda, gente que cria "carros dois em um", que unem metades de veículos.

Nesse desafio, destacam-se os carros "duas caras": eles têm duas frentes, posicionadas em lados opostos.

Vamos concordar que é perigoso cortar um carro ao meio, mas os riscos são ainda maiores para dirigi-lo.

Nem sempre um projeto do tipo chega ao resultado que se espera.

Unir dois carros tem os seus desafios:

  • Primeiramente, o ideal é usar veículos nos quais motor, câmbio, tanque e rodas motrizes estejam posicionados na mesma extremidade da carroceria
  • Com a exceção do tanque, essa configuração predomina em carros com tração dianteira
  • Contudo, automóveis com tração traseira, como o VW Fusca, também trazem esses componentes no mesmo lado do carro, exceto o tanque
  • As informações nos tópicos acima valem para adaptações nas quais o carro roda para apenas um lado
  • Existem projetos bem mais complexos: cada dianteira tem motor e câmbio próprios
  • Se a ideia for de simplesmente cortar o automóvel ao meio e rodar com ele, a escolha mais fácil seria de um modelo com tração dianteira, por motivos óbvios
  • Nesse caso, provavelmente seria necessário reposicionar o tanque de combustível, que costuma ficar na parte traseira

Gambiarra, claro, é ilegal

Quem tentar rodar com um carro cortado ao meio vai se dar mal com as autoridades.

E, para legalizar um veículo "duas caras", o processo não é simples e exige até vistoria e mudança no documento.

Conduzir o veículo em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, é infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro. A penalidade é multa grave de R$ 196,23, além de cinco pontos no prontuário do proprietário e medida administrativa de retenção do veículo para regularização", Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (conselho Nacional de Trânsito).

Vieira acrescenta que a legislação, nesse caso, prevê a liberação do veículo, mediante recolhimento do certificado de licenciamento, para que o proprietário resolva a irregularidade em até 30 dias.

Segundo Marco, não haveria a menor possibilidade de regularização de um carro cortado ao meio por falta de segurança.

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