Topo

Por que PM lançou viaturas lilás que têm causado discussão nas redes

Viaturas com a cor lilás começaram a circular neste mês em Teresina, a capital do Piauí - Divulgação/Governo do Piauí
Viaturas com a cor lilás começaram a circular neste mês em Teresina, a capital do Piauí Imagem: Divulgação/Governo do Piauí

Carolina Barros Lopes

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/02/2023 15h04Atualizada em 14/02/2023 22h18

Nos últimos dias, três veículos da Polícia Militar do Piauí envelopados na cor lilás têm chamado a atenção devido à tonalidade incomum dessas viaturas

Os carros - um Chevrolet Cruze, um Citroën C4 Lounge e uma Chevrolet S10 - servem à Patrulha Maria da Penha, programa destinado a atender casos de mulheres agredidas e também vítimas de feminicídio.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, a escolha dessa cor está relacionada à "simbologia" em relação à defesa das mulheres.

De acordo com a PM, os carros são utilizados em rondas residenciais, com objetivo de averiguar se agressores estão cumprindo medidas protetivas determinadas pela Justiça, com o objetivo de preservar as vítimas de novos ataques.

Chico Lucas, secretário de Segurança Púiblica do Piauí, afirma que o agressor será levado na viatura lilás por policiais mulheres.

"É isso que a gente quer mostrar, que o homem tem o dever de respeitar a vontade da feminina, o direto das mulheres. Então a viatura lilás é para dar visibilidade e mostrar que as mulheres têm sim, por parte do governo do Estado, o apoio na proteção à sua integridade", afirma.

A importância das viaturas nessa coloração é porque buscaremos, de uma forma mais objetiva e mais direta, constranger o agressor para que ele se sinta envergonhado na presença da viatura lilás, na porta da residência dele, todas as pessoas vão saber que ali existe um agressor de mulheres" Capitã Leoneide, Comandante da Patrulha Maria da Penha da PMPI

Viaturas serão conduzidas apenas por mulheres - Divulgação/Governo do Piauí - Divulgação/Governo do Piauí
Viaturas serão conduzidas apenas por mulheres
Imagem: Divulgação/Governo do Piauí
  • Internautas têm se dividido nas redes sociais em relação à escolha da cor
  • Alguns afirmam que a Polícia Militar não deveria estar associada a "causas identitárias" e à defesa de "minorias"
  • Outros dizem que associar mulheres a determinada cor é equivocado
  • Ao mesmo tempo, tambem existem pessoas elogiando a iniciativa da Polícia Militar do Piauí

E você, qual é a sua opinião? Deixe-a na seção de comentários.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.