Topo

Já dirigimos o novo SUV chinês que tem quase 400 cv e faz 27 km/l na cidade

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

17/02/2023 11h00Atualizada em 17/02/2023 22h04

Faz tempo que uma marca não chega ao Brasil cercada de tanta expectativa quanto a GWM (Great Wall Motor).

Além de comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a montadora chinesa anunciou um robusto investimento de R$ 10 bilhões nos próximos dez anos e pretende se consolidar como uma das referências na produção e na comercialização de veículos eletrificados no país.

O Haval H6 GT é peça importante na estratégia traçada para o Brasil.

Não só por ser o primeiro modelo da fabricante à venda por aqui: o SUV cupê será uma espécie de vitrine de tudo que a GWM pode oferecer de melhor para o consumidor brasileiro.

UOL Carros teve um breve contato inicial com o H6 GT no Autódromo de Interlagos, na capital paulista.

Enquanto não chega a hora de realizar uma avaliação completa, nós trazemos a seguir nossas primeiras impressões sobre o modelo, que entrará em pré-venda em março, quando seu preço será finalmente revelado.

Porte imponente

  • Logo de cara, o design chama a atenção no primeiro carro da GWM
  • O porte imponente deve atrair muitos olhares pelas ruas
  • Não será raro confundir o H6 GT com modelos de marcas alemãs
  • Ainda que tenha algumas linhas genéricas, o resultado final é bem harmonioso e bonito
  • A frente traz faróis com iluminação do tipo full LED e linhas elegantes.
  • Um toque de esportividade está presente em um aplique imitando fibra de carbono no para-choque dianteiro
  • Esse aplique também é observado na régua da tampa do porta-malas.
  • Nas laterais, destaque para a linha de cintura alta e as bonitas rodas de 19 polegadas pintadas de preto.
  • As molduras em volta dos para-lamas reforçam o porte do H6 GT, que tem um aerofólio protuberante na parte de trás
  • A traseira tem um caimento bastante suave típico de um SUV cupê e as lanternas são bonitas
  • Apenas o logotipo da Haval é que poderia ser um pouco mais discreto

Cabine sofisticada

Cabine GWM Haval H6 GT - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Abro a porta do motorista e me surpreendo com a qualidade do acabamento.

Há materiais agradáveis ao toque dos dedos e os bancos dianteiros possuem parte do revestimento em um material que lembra Alcantara.

Nota-se também couro e apliques em plástico imitando fibra de carbono.

A tela da central multimídia tem 12,3 polegadas e exibe imagens em alta resolução.

Nela é possível controlar as principais funções do veículo, como os comandos de som, climatização e os assistentes de condução. Até o modo de condução pode ser configurado no sistema. Chama atenção o fato de o H6 GT emitir um som para cada função selecionada.

O volante multifuncional agrupa uma grande quantidade de comandos. É possível configurar alguns deles como atalhos para acessar as funções do veículo.

Na coluna A do lado esquerdo fica uma câmera que realiza a identificação facial e pode até dar um puxão de orelhas caso o motorista não esteja com os olhos na estrada.

As marchas da transmissão automática são selecionadas por meio de um seletor giratório. Logo à frente do motorista fica uma segunda tela que substitui o quadro de instrumentos.

A posição de dirigir é bastante confortável e elevada como é esperado em um bom SUV.

Há bastante espaço no banco de trás, tanto para os joelhos quanto para a cabeça dos ocupantes.

Como anda?

GWM Haval H6 GT frente dinâmica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
  • Nosso primeiro contato com o H6 GT foi realizado de forma extremamente breve, com duas voltas no Autódromo de Interlagos.
  • Lá foi possível notar as respostas ágeis do SUV cupê.
  • Realizamos uma saída com o controle de largada acionado e o carro impressionou pela aceleração
  • Segundo a GWM, bastam 4,8 segundos para o H6 GT partir do zero e chegar aos 100 km/h
  • Méritos para o conjunto híbrido plug-in do modelo
  • Esse conjunto é formado por um motor 1.5 turbo a gasolina e dois motores elétricos
  • Juntos, eles entregam 393 cv e 77,7 kgfm de torque máximo
  • A fabricante não informa a potência de cada um dos motores movidos a eletricidade.
  • Como não dá para fazer milagres, a carroceria do H6 GT inclina nas curvas
  • Menos mal que isso acontece com 95% dos SUVs
  • No geral, porém, o carro se mostrou muito agradável de ser conduzido, com uma direção responsiva sem ser leve demais

170 km só com eletricidade

GWM Haval H6 GT recarga baterias - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

É possível regular a atuação do sistema de frenagem regenerativa, que é popularmente conhecido como "one pedal".

Dependendo da configuração escolhida, o H6 GT pode ser conduzido sem a necessidade de usar o pedal do freio para pará-lo - ao mesmo tempo em que ele armazena a energia que seria desperdiçada nas frenagens para recarregar as baterias.

Por falar em baterias, a GWM informa que, em um carregador rápido, a respectiva carga pode passar de 10% para 80% em 30 minutos.

A autonomia no modo elétrico é de até 170 km, sendo que o veículo pode rodar mais de 1.000 km com o auxílio dos três motores e com o tanque cheio de gasolina.

A fabricante informa médias de consumo impressionantes: 27,4 km/l na cidade e 25,2 km/l na estrada.

A maior autonomia no ciclo urbano se deve aos motores elétricos, que atuam muito mais no anda e para das cidades do que no ambiente rodoviário - no qual as velocidades mais altas exigem mais do motor a combustão.

É uma boa compra?

GWM HAval H6 GT traseira dinâmica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Essa ainda é uma pergunta difícil de ser respondida porque a GWM ainda não divulgou os preços do SUV.

Por enquanto, o H6 GT (e sua versão "convencional" chamada de H6 Premium) estão em fase de pré-reserva.

Quem se interessar pode pagar um sinal de R$ 9 mil via Mercado Livre por meio de boleto ou Pix.

Caso queira desistir da compra no futuro, tudo que o cliente precisa fazer é solicitar o estorno no site que a quantia será devolvida - diz a GWM.

Em março, quando começa a pré-venda,será realizada a inauguração de 50 concessionárias espalhadas por todas as regiões do Brasil.

A promessa é de que as primeiras unidades sejam entregues em abril.

Apesar de ainda não saber quanto o H6 GT custará, dá para dizer que a GWM promete trazer um padrão de qualidade muito diferente da maioria das marcas chinesas - sobretudo aquelas que invadiram o Brasil entre o fim da década de 2000 e meados dos anos 2010.

Com um plano aparentemente bem estruturado de atuação, investimento robusto e um produto de boa qualidade, parece que a fabricante veio para ficar.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.