Já dirigimos o novo SUV chinês que tem quase 400 cv e faz 27 km/l na cidade
Faz tempo que uma marca não chega ao Brasil cercada de tanta expectativa quanto a GWM (Great Wall Motor).
Além de comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a montadora chinesa anunciou um robusto investimento de R$ 10 bilhões nos próximos dez anos e pretende se consolidar como uma das referências na produção e na comercialização de veículos eletrificados no país.
O Haval H6 GT é peça importante na estratégia traçada para o Brasil.
Não só por ser o primeiro modelo da fabricante à venda por aqui: o SUV cupê será uma espécie de vitrine de tudo que a GWM pode oferecer de melhor para o consumidor brasileiro.
UOL Carros teve um breve contato inicial com o H6 GT no Autódromo de Interlagos, na capital paulista.
Enquanto não chega a hora de realizar uma avaliação completa, nós trazemos a seguir nossas primeiras impressões sobre o modelo, que entrará em pré-venda em março, quando seu preço será finalmente revelado.
Porte imponente
- Logo de cara, o design chama a atenção no primeiro carro da GWM
- O porte imponente deve atrair muitos olhares pelas ruas
- Não será raro confundir o H6 GT com modelos de marcas alemãs
- Ainda que tenha algumas linhas genéricas, o resultado final é bem harmonioso e bonito
- A frente traz faróis com iluminação do tipo full LED e linhas elegantes.
- Um toque de esportividade está presente em um aplique imitando fibra de carbono no para-choque dianteiro
- Esse aplique também é observado na régua da tampa do porta-malas.
- Nas laterais, destaque para a linha de cintura alta e as bonitas rodas de 19 polegadas pintadas de preto.
- As molduras em volta dos para-lamas reforçam o porte do H6 GT, que tem um aerofólio protuberante na parte de trás
- A traseira tem um caimento bastante suave típico de um SUV cupê e as lanternas são bonitas
- Apenas o logotipo da Haval é que poderia ser um pouco mais discreto
Cabine sofisticada
Abro a porta do motorista e me surpreendo com a qualidade do acabamento.
Há materiais agradáveis ao toque dos dedos e os bancos dianteiros possuem parte do revestimento em um material que lembra Alcantara.
Nota-se também couro e apliques em plástico imitando fibra de carbono.
A tela da central multimídia tem 12,3 polegadas e exibe imagens em alta resolução.
Nela é possível controlar as principais funções do veículo, como os comandos de som, climatização e os assistentes de condução. Até o modo de condução pode ser configurado no sistema. Chama atenção o fato de o H6 GT emitir um som para cada função selecionada.
O volante multifuncional agrupa uma grande quantidade de comandos. É possível configurar alguns deles como atalhos para acessar as funções do veículo.
Na coluna A do lado esquerdo fica uma câmera que realiza a identificação facial e pode até dar um puxão de orelhas caso o motorista não esteja com os olhos na estrada.
As marchas da transmissão automática são selecionadas por meio de um seletor giratório. Logo à frente do motorista fica uma segunda tela que substitui o quadro de instrumentos.
A posição de dirigir é bastante confortável e elevada como é esperado em um bom SUV.
Há bastante espaço no banco de trás, tanto para os joelhos quanto para a cabeça dos ocupantes.
Como anda?
- Nosso primeiro contato com o H6 GT foi realizado de forma extremamente breve, com duas voltas no Autódromo de Interlagos.
- Lá foi possível notar as respostas ágeis do SUV cupê.
- Realizamos uma saída com o controle de largada acionado e o carro impressionou pela aceleração
- Segundo a GWM, bastam 4,8 segundos para o H6 GT partir do zero e chegar aos 100 km/h
- Méritos para o conjunto híbrido plug-in do modelo
- Esse conjunto é formado por um motor 1.5 turbo a gasolina e dois motores elétricos
- Juntos, eles entregam 393 cv e 77,7 kgfm de torque máximo
- A fabricante não informa a potência de cada um dos motores movidos a eletricidade.
- Como não dá para fazer milagres, a carroceria do H6 GT inclina nas curvas
- Menos mal que isso acontece com 95% dos SUVs
- No geral, porém, o carro se mostrou muito agradável de ser conduzido, com uma direção responsiva sem ser leve demais
170 km só com eletricidade
É possível regular a atuação do sistema de frenagem regenerativa, que é popularmente conhecido como "one pedal".
Dependendo da configuração escolhida, o H6 GT pode ser conduzido sem a necessidade de usar o pedal do freio para pará-lo - ao mesmo tempo em que ele armazena a energia que seria desperdiçada nas frenagens para recarregar as baterias.
Por falar em baterias, a GWM informa que, em um carregador rápido, a respectiva carga pode passar de 10% para 80% em 30 minutos.
A autonomia no modo elétrico é de até 170 km, sendo que o veículo pode rodar mais de 1.000 km com o auxílio dos três motores e com o tanque cheio de gasolina.
A fabricante informa médias de consumo impressionantes: 27,4 km/l na cidade e 25,2 km/l na estrada.
A maior autonomia no ciclo urbano se deve aos motores elétricos, que atuam muito mais no anda e para das cidades do que no ambiente rodoviário - no qual as velocidades mais altas exigem mais do motor a combustão.
É uma boa compra?
Essa ainda é uma pergunta difícil de ser respondida porque a GWM ainda não divulgou os preços do SUV.
Por enquanto, o H6 GT (e sua versão "convencional" chamada de H6 Premium) estão em fase de pré-reserva.
Quem se interessar pode pagar um sinal de R$ 9 mil via Mercado Livre por meio de boleto ou Pix.
Caso queira desistir da compra no futuro, tudo que o cliente precisa fazer é solicitar o estorno no site que a quantia será devolvida - diz a GWM.
Em março, quando começa a pré-venda,será realizada a inauguração de 50 concessionárias espalhadas por todas as regiões do Brasil.
A promessa é de que as primeiras unidades sejam entregues em abril.
Apesar de ainda não saber quanto o H6 GT custará, dá para dizer que a GWM promete trazer um padrão de qualidade muito diferente da maioria das marcas chinesas - sobretudo aquelas que invadiram o Brasil entre o fim da década de 2000 e meados dos anos 2010.
Com um plano aparentemente bem estruturado de atuação, investimento robusto e um produto de boa qualidade, parece que a fabricante veio para ficar.
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