Topo

O manual ensina: 5 coisas proibidas no carro que livro alerta e você ignora

A maioria não lê as orientações do manual do proprietário, mas vale a pena conferi-las com toda a atenção - Shutterstock
A maioria não lê as orientações do manual do proprietário, mas vale a pena conferi-las com toda a atenção Imagem: Shutterstock

Alessandro Reis

Do UOl, em São Paulo (SP)

18/02/2023 04h00

Você lê o manual do seu carro? Não precisa se envergonhar se a resposta for "não".

A maioria das pessoas ignora o livro, especialmente porque ele tem muitas páginas e, por vezes, traz informações que para muitos são irrelevantes ou óbvias.

O que muita gente não sabe é que o manual do proprietário conta com dados preciosos envolvendo desde a manutenção até o uso do automóvel.

Caso sejam ignorados, vários alertas nele contidos podem, inclusive, causar perda da garantia de fábrica - ou provocar danos graves e caros de se reparar.

Abaixo listamos algumas dessas advertências. Confira para não se arrepender depois!

1 - Nem sempre é possível instalar engate

Detalhe de carro com engate traseiro para reboqu - Fernando Moraes/Folhapress - Fernando Moraes/Folhapress
Imagem: Fernando Moraes/Folhapress
  • Muita gente usa engate como enfeite ou sob a justificativa (errada) de proteger contra colisões traseiras
  • A verdade é que instalar um engate no carro virou moda no Brasil
  • O problema é que, muitas vezes, isso não é feito da forma correta.
  • E pior: tem carro que nem pode receber o acessório - sob risco de perda de garantia, inclusive
  • Exemplos do tipo são modelos da Chevrolet, como o Onix, o Onix Plus e o Tracker, assim como o Toyota Corolla de geração anterior
  • O manual ensina que esses veículos não têm capacidade de reboque
  • O manual detalha esse tipo de informação, bem como determina a carga máxima de tração e local de instalação caso o veículo esteja apto a receber o acessório

2 - Tanque não deve ficar vazio

Luzes do Painel - tanque na reserva - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL
  • Além de ser uma situação que rende multa, rodar com o carro até o tanque se esgotar pode criar outros problemas
  • Esse é um assunto abordado em manuais como o do Volkswagen Polo
  • Esse manual alerta que ficar com o tanque vazio pode "causar falhas de ignição e acúmulo de combustível não queimado no sistema de escape".
  • O manual do Polo acrescenta, em tom mais enfático: "isso pode danificar o catalisador!"
  • Até mesmo rodar com o carro na reserva pode acarretar problemas
  • Resíduos acumulados no fundo do tanque podem ir parar no motor e entupir os bicos injetores

3 - Deixar de amaciar o motor

Pistões em movimento dentro do motor do carro - Foto: Shutterstock - Foto: Shutterstock
Imagem: Foto: Shutterstock
  • Um aviso clássico, porém ignorado: a maioria dos manuais traz informações sobre o período de amaciamento do motor
  • Pode parecer coisa antiga, mas a sugestão para pegar leve nos primeiros quilômetros de um carro zero persiste e há motivos para isso
  • O manual do Honda Fit traz uma série de recomendações nesse sentido
  • Elas incluem evitar acelerações bruscas ao sair com o veículo,
  • O manual também alerta para não dirigir por longos períodos em velocidade constante
  • Também recomenda evitar aceleradas bruscas quando o motor estiver frio durante os primeiros mil quilômetros.
  • Há, ainda, outra recomendação: evitar frenagens bruscas nos primeiros 300 km
  • Caso contrário, segundo o manual, você "comprometerá, futuramente, a eficiência da frenagem"
  • No caso do motor, a explicação para isso é de que esse período ajuda os componentes internos do propulsor a se ajustarem, fazendo com que ele fique mais eficiente

4 - Não lubrifique os parafusos da roda

Pneu do carro com a roda em detalhe  - Foto: Shutterstock - Foto: Shutterstock
Imagem: Foto: Shutterstock
  • Trocar pneus é algo que exige disposição e força, especialmente na hora de remover os parafusos das rodas
  • Seria muito mais fácil se passássemos algum lubrificante nesses parafusos, não é mesmo?
  • Bem, essa não é uma boa ideia. Apesar de inusitada, essa suposta solução está listada no manual do Toyota Corolla como algo a não ser feito

A explicação é a seguinte:

O óleo e a graxa podem fazer com que as porcas da roda sejam apertadas excessivamente, resultando em danos aos parafusos ou disco da roda. Além disso, o óleo ou graxa poderão resultar no desprendimento das porcas, e a roda poderá se soltar, causando um acidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Remova todo óleo ou graxa dos parafusos ou porcas da roda"

Ainda sobre o tema "parafusos da roda", o manual do Corolla ainda traz outra recomendação:

"Ao fazer o rodízio, reparar ou trocar os pneus, verifique se as porcas das rodas continuam apertadas após dirigir 1.600 km".

5 - Não abaixe todos os vidros ao mesmo tempo

Hyundai HB20 Sense - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Você já apertou mais de um botão de controle de vidro elétrico para que eles fossem baixados ou levantados ao mesmo tempo?

  • Essa situação é tema de uma seção no manual do Hyundai HB20.
  • O documento diz que, "para evitar possíveis danos ao sistema dos vidros elétricos, não abra nem feche dois ou mais vidros ao mesmo tempo"
  • Isso também assegura a longa duração do fusível
  • Se os ocupantes do carro discordarem se um vidro deve ou não ficar fechado, de acordo com o manual, o melhor a se fazer é entrar em um acordo antes de acionar o botão
  • Isso porque apertar o controle de um mesmo vidro, só que em direções opostas, fará com que ele fique "travado e não poderá ser aberto nem fechado", segundo o manual

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.