De VW Gol a Chevette: carros brasileiros 'comuns' viram joias raras nos EUA
Chevrolet Kadett GSi e Chevette, Volkswagen Gol, Saveiro, SP2 e Kombi.
Esses automóveis, mais um exemplar da Honda CG 125, poderiam estar em uma garagem do Brasil.
Nada disso: o endereço dessa coleção de clássicos nacionais é a cidade de Daytona Beach, na Flórida, nos Estados Unidos.
Esses e outros carros pertencem ao brasileiro Sergio Fernandes, dono do Galpão Brasil Daytona..
Fernandes, de 50 anos, mora há 22 nos EUA, onde trabalha com administração e comércio exterior.
Ele formou um clube de proprietários de carros brasileiros em Daytona Beach, que já conta com 133 membros e 160 veículos cadastrados.
"Tudo começou quando eu trouxe para cá alguns carros nacionais para minha coleção particular. Eu acabo comercializando alguns". conta.
Na coleção, Fernandes tem duas VW Saveiro refrigeradas a ar 1984 e colocou uma à venda.
A Saveiro é um dos carros brasileiros que surpreendem os norte-americanos, pois eles não estão acostumados a ver uma picape compacta com motor frontal refrigerdo a ar e tração dianteira. Contudo, o carro que mais chama atenção aqui é o Volkswagen SP2. Pode levá-lo em qualquer evento que ele rouba a cena" Sergio Fernandes, empresário brasileiro
O SP2 é um projeto da década de 1970 da filial brasileira da Volkswagen. Na época, vendeu pouco.
Hoje, o desenho arrojado para um VW fabricado 50 anos atrás chama a atenção fora do Brasil. Há até uma unidade no museu da montadora em sua sede, na Alemanha.
Como brasileiros levam seus carros aos EUA
O administrador afirma que seu clube de carros brasileiros começou a tomar uma dimensão maior dentro da comunidade brasileira.
"Comecei a ajudar outras pessoas a trazer os carros".
Fernandes comemora o fato de ter conseguido juntar quase todos os membros em um evento no tradicional autódromo de Daytona.
"Fizemos um comboio de carros brasileiros. Tinha Gol 'Bolinha', Kadett, o próprio SP2".
- O processo de importação do Brasil para os EUA não é tão complicado. segundo Fernandes
- A maior dificuldade é tirar os veículos [do Brasil, destaca o empresário
- Já a llegalização dos carros nos Estados Unidos é tranquila, afirma
- Conforme o administrador, caso o carro tenha mais de 25 anos de fabricação, ele pode ser importado para os Estados Unidos
- Só que o custo do frete,é um "absurdo", conta Sergio Fernandes
- Ele acrescenta que o custo varia de acordo com o modelo do veículo e a quantidade de carros.
- Para levar um veículo do Brasil para outro país, o exportador precisa estar com um CNPJ cadastrado na Receita Federal, explica
É preciso também contratar a transportadora, que vai levar o carro do Brasil aos Estados Unidos em um contêiner.
- Esse carro deve estar sem combustível e com a bateria desconectada
- Também deve estar sem placas, já que o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) exige baixa total antes da exportação
- O próximo passo é fazer o desembaraço com um despachante aduaneiro
- Esse despachante pode liberar a carga ou fazer a conferência de documentos
- Depois, é só esperar que o carro chegue ao destino
- Cada país, é claro, tem suas regras próprias quanto à importação de veículos
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.