Virtus completão ou Corolla básico? O que cada um entrega pelo mesmo preço
O Virtus 2023 acaba de ser lançado e, segundo a própria Volkswagen, o compacto derivado do Polo agora busca conquistar também clientes de sedãs médios.
A marca alemã se refere especificamente à nova versão topo de linha Exclusive, que chega com a missão de substituir a configuração GTS - e, de quebra, desafiar o Corolla.
Não é coincidência o preço de R$ 144.990 pedido pelo Virtus completão: o valor é quase idêntico aos R$ 146.890 que a Toyota cobra pelo Corolla GLi - opção de entrada do sedã médio mais vendido do Brasil.
Esse duelo levanta uma série de questões.
De um lado, temos o Corolla, um veterano com porte maior, elogiado ´pela mecânica robusta e confiável e que também se destaca pelo elevado valor de revenda.
Enquanto isso, o Virtus se destaca oferecendo mais equipamentos de série, a eficiência do motor turbo flex e o visual renovado - que fez o respectivo comprimento crescer 8 cm.
Veja a seguir as fichas técnicas e as listas de equipamentos de cada sedã e tire suas conclusões sobre qual é a melhor alternativa na faixa de R$ 145 mil.
Toyota Corolla GLi
- Vem com motor 2.0 que produz 177 cv e 21,4 kgfm, aliado ao câmbio CVT que simula até 10 marchas
- Acelera até 100 km/h em 9,2 segundos e chega aos 205 km/h
- Segundo o Inmetro, com etanol, faz 8,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem para 11,9 km/l e 14,2 km/l
- Suas dimensões são: 4.630 mm de comprimento, 1.780 mm de largura, 1.455 mm de altura e 2.700 mm de distância entre eixos
- Tem 470 litros de capacidade no porta malas
- Vem equipado com com rodas de liga leve de 16 polegadas, assentos com partes revestidas de tecido e couro na cor preta, painel central em black piano, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, sistema de alerta de mudança de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e farol alto automático; sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), controle de estabilidade e de tração, assistente de subida em rampa, acendimento automático de faróis e lanternas, DRL e sistema de áudio central multimídia com tela sensível ao toque
Volkswagen Virtus Exclusive
- Vem com motor 1.4 turbo que gera 150 cv e 25,5 kgfm, aliado ao câmbio automático de seis marchas
- Acelera de zero até 100 km/h em 8,5 segundos e chega aos 209 km/h
- Segundo o Inmetro, com etanol, faz 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem para 11,9 km/l e 14,7 km/l
- Suas dimensões são: 4.560 mm de comprimento, 1.751 mm de largura, 1.480 mm de altura e 2.651 mm de distância entre eixos. Tem porta-malas de 521 litros
- Traz faróis e lanternas de LED com DRL, painel digital de 10,25 polegadas, carregamento de celular por indução, multimídia de 10,1 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve aro 18, seis airbags, monitoramento da pressão dos pneus, indicador de fadiga, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, controle adaptativo de velocidade e distância, frenagem autônoma de emergência, sistema start stop, duas entradas USB-C para o banco traseiro, volante e bancos revestidos de material que imita couro e borboletas para a troca sequencial de marchas
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.