Fiat autografado e outros carros que nasceram para não rodar e virar sucata
O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) há muitos anos capacita profissionais do setor de reparo automotivo.
Essa capacitação inclui treinamento em carros cedidos pelas montadoras, que são literalmente "revirados" pelos alunos para que eles aprendam como fazer a respectiva manutenção - e estejam por dentro das mais recentes novidades tecnológicas.
Durante as aulas, os futuros técnicos em manutenção automotiva montam e desmontam esses veículos: são quase cem carros apenas no estado de São Paulo, dos quais entre 20 e 30 estão na unidade do Ipiranga, na Zona Sul da capital paulista.
Chamam atenção, também, aqueles carros que chegam no Senai antes das concessionárias, bem como raridades como o "Fiat Tempra autografado", do qual já falamos e que hoje pertence a um colecionador.
Muitos desses veículos nunca são emplacados - e, portanto, ficam impedidos de rodar em vias públicas.
Além disso, o destino de vários deles, após cumprir seu papel, é o desmanche.
Como é a vida dos carros do Senai
Com a ajuda do canal do Instagram @abandonados.br, apuramos detalhes sobre os carros do Senai com Fabiano Navas Giaretta, engenheiro automotivo com experiência em treinamentos na instituição, além de dono do perfil de folderes e catálogos raros @biblioteca.do.automovel.
- Cada montadora colabora de um jeito com os treinamentos do Senai
- Dentre as marcas que colaboram, estão Honda, Ford, VW, Mitsubishi, BMW, Volvo, Renault, Nissan, Toyota, Yamaha, Harley-Davidson e Suzuki
- Engenheiros das fabricantes capacitam antes os professores
- A Volkswagen tem o diferencial de usar as salas de aula para treinar também os respectivos vendedores
- Todos os carros repassados ao Senai têm a finalidade de servir como "laboratório"
- Montadoras também fornecem peças para os treinamentos do Senai
- Há também carros de luxo, que, por serem os que mais concentram tecnologias de ponta, trazem muita riqueza para o aprendizado
- Alguns são doados (é feita uma nota fiscal de doação para o Senai, com cláusula que impede qualquer comercialização)
- Uma boa parte da frota chega por comodato e são posteriormente devolvidos
- O próprio Senai eventualmente adquire veículos para o treinamento dos alunos
- Os carros utilizados nos treinamentos não costumam ser revendidos pelas montadoras, diz nossa fonte
- Como são desmontados e montados dezenas e até centenas de vezes, costumam deixar de ser aptos a uso
- Alguns dos carros doados e comprados podem acabar ficando por tempo indeterminado por decisão do Senai ou dos próprios professores (o que foi o caso do Tempra).
- Alunos de destaque muitas vezes são posteriormente contratados pelas montadoras
- Tem vezes que os veículos chegam emplacados. Mesmo estes não podem ser utilizados nas ruas. Isso está no contrato da fabricante. Quando ocorre a venda deles, é dada a baixa da documentação
- Entre os veículos mais antigos que permanecem na instituição estão modelos como VW Gol GTI 8v e Golf GTI, Ford Courier, Ford F-250, Ford Escort, Ford Fiesta e Audi A3
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