Roubos e furtos de picapes têm alta de 21% em SP; veja os alvos dos ladrões
Com a manutenção das vendas das picapes em posições de destaque (com Fiat Strada na liderança, emplacando mais do que a soma do 2º e do 3º colocados), o segmento segue na mira da criminalidade.
Com isso, a Ituran, empresa de rastreamento veicular, divulga quais foram os modelos prediletos dos ladrões no ano de 2022, com base em dados disponibilizados no site da Secretaria da Segurança Pública do governo paulista.
Foram, ao todo, 6.600 ocorrências, entre roubos e furtos. Esse número é 26,5% maior do que os 5.217 do fechamento de 2021. Foi o maior resultado desde 2019, ano com 6.739 produtos de ações criminosas.
Segundo Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran, o aumento expressivo nos roubos e furtos de picapes tem relação direta com o alto volume de vendas dessa categoria de veículos.
"O volume de ocorrências envolvendo picapes acompanha o crescimento geral dos números de roubos e furtos em 2022", pontua.
A disparada também tem relação com outros fatores que afetaram os automóveis e comerciais leves em geral.
Outro fator importante que justifica o aumento desses tipos de crime é o envelhecimento da frota, causado pela queda no poder aquisitivo e também pelo aumento nos preços médios de veículos novos, destaca o especialista.
De acordo com Boutti, esse cenário, combinado com a escassez de peças de reposição que teve início durante a pandemia, fez crescer a busca por peças de desmanches - incluindo os ilegais, abastecidos justamente por motos e carros furtados.
Mas entre roubar e furtar, os criminosos costumam optar mais pela segunda "modalidade". "Os furtos predominam porque são um crime muito mais ameno no Código Penal e difícil de provar. Os criminosos só roubam veículos que não conseguem furtar, devido a tecnologias embarcadas que previnem a prática", explica Boutti.
Ele acrescenta que a preferência pelo furto também indica que o alvo do crime é realmente o veículo, pois o roubo pode ser motivado para a prática de outros delitos, como fugas ou a subtração de bens que estejam com a vítima.
Veja as ocorrências nos diferentes períodos dos dias de 2022, em São Paulo
- Madrugada: 899 ocorrências
- Manhã: 1.922 ocorrências
- Tarde: 1.696 ocorrências
- Noite: 1.826 ocorrências
- Horário não definido: 257 ocorrências
Veja os modelos mais visados e os números de ocorrências registradas
- 1º: Toyota Hilux - 1.614 unidades
- 2º: VW Saveiro - 1.115 unidades
- 3º: Fiat Strada - 939 unidades
- 4º: Chevrolet Montana - 482 unidades
- 5º: Chevrolet S10 - 474 unidades
- 6º: Mitsubishi L200 - 441 unidades
- 7º: Fiat Toro - 402 unidades
- 8º: VW Amarok - 280 unidades
- 9º: Ford Ranger - 214 unidades
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.